Duas instituições de ensino superior privadas promovem Semanas de Comunicação para seus alunos e abertas ao público externo. “Comunicação: estratégia e conteúdo” é o tema da Semana de Comunicação do Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio Fic), que começa nesta terça-feira (21) e segue até sexta-feira nos turnos manhã e noite na unidade Unidade Via Corpvs (Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 – Água Fria), em Fortaleza. Já nesta quarta (22) e quinta-feira (23), é a vez da Fanor / DeVry promover sua Semana de Comunicação no Campus Dunas (Avenida Santos Dumont, nº 7800), em Fortaleza, tendo como tema “Conexão com as mídias digitais”. Os dois eventos são gratuitos. Para a inscrição da Semana da FIC é solicitada apenas a doação de um quilo de alimento.

 

Na programação da Semana da Fanor / DeVry , estão agendadas palestras, mostras, oficinas, cines clubes e mesas de debate que vão discutir temas como o papel do jovem no processo de comunicação digital, comunicação transmidiática e gestão e estratégica de comunicação on line. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas momentos antes de cada programação.




A Coordenadora do Curso de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Fanor / DeVry, Alyne Virino Ricarte, que integra a comissão organizadora da Semana, diz que o objetivo do encontro é “trazer aos alunos de comunicação e público em geral da área, as possibilidades de mercado em conexão com as mídias digitais”.


Para falar sobre cases de sucesso em mídias digitais, foram convidados o editor do portal Tribuna do Ceará, jornalista Rafael Azevedo, autor do site Verminosos por Futebol. Rafael já recebeu os dois principais prêmios do jornalismo brasileiro, Esso e Embratel, e cobriu três Copas do Mundo; e Paulo Amoreira, fotógrafo, designer e artista transmidiático. Atualmente é Coordenador Técnico de Cultura Digital do Centro Urbano de Arte, Ciência e Esporte – CUCA Barra e sócio da empresa Malemolência – swing criativo.

 

Também estará na Fanor, a Diretora de Comunicação da agência Cherry Plus, de São Paulo, Lívia Salomoni. Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela ESPM-SP, Lívia atua no mercado publicitário com foco em planejamento, branding, criação e conteúdo. Dedica-se ainda a cursos e pesquisas sobre comportamento do consumidor, antropologia do consumo, marketing digital e social media. Outro convidado é empresário Valder Cantídio, criador da grande sucesso das mídias sociais: “O rei do camarote”, que denuncia, com bom humor o desrespeito, principalmente, de motoristas no trânsito e diante de outras regras estabelecidas para a boa convivência entre condutores e pedestres.

 
MARCO CIVIL DA INTERNET


Na Estácio FIC, a abertura oficial da Semana de Comunicação com a realização do debate sobre o “Marco civil da internet”, no dia 21, às 8h. Ao longo da semana, outras palestras programadas terão como temas “Mídia e construção da imagem política”, “Marketing de eventos”, “Storytelling e narrativa transmidiática”, “Empreendedorismo na comunicação” e “Comunicação comunitária – a voz do terceiro setor”.


Dentro do tema geral – “Comunicação: estratégia e conteúdo” – a programação terá ainda oficinas, painéis e debates nos turnos da manhã e noite, além de exposições, apresentações culturais e ações de responsabilidade social.


Dentre as oficinas e painéis, os temas a serem abordados são “Cinematografia em câmeras digitais”, “Fotografia – produção e técnica”, “Jornalismo esportivo”, “Criação publicitária – tirando leite de pedra”, “Novas mídias e produção da subjetividade”. A programação ainda inclui discussões sobre “Os 25 anos de ombudsman no Brasil”, “Livros-reportagem e questões sociais”, “Assessoria de comunicação e gestão de crise”, “Desafios da formação e mercado de trabalho em jornalismo e publicidade”, “Marketing de experiências em mídias digitais” e “Usos do whatsapp na comunicação estratégica”.

 
Mais informações: Semana da Fanor, com a assessoria de imprensa do evento: AD2M Engenharia de Comunicação. Contato: Liandro Brito – (fone: 85 3258 1001 / Semana da FIC, com a assessoria de imprensa do evento: VSM Comunicação. Contato: Suyane Melo – (fone: 85 3456 6100)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here