O Dia Nacional do Choro, 23 de abril, foi criado para homenagear Pixinguinha, Alfredo da Rocha Vianna Júnior (1897-1973), o compositor e musico carioca autor de “Carinhoso”, que se tornou um ícone desse gênero musical genuinamente brasileiro.  Em Fortaleza, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai comemorar a data oferecendo ao público um show gratuito de grandes nomes cearenses do choro. Sob direção musical de Carlinhos Patriolino e Fernando Lélis, o Projeto Kaya no Choro apresentará nesta quinta-feira (23), a partir das 20h30min, no Espaço Rogaciano Leite Filho, clássicos do choro tradicional em diálogo com o jazz e a MPB, entre outros gêneros.


No repertório, estarão choros clássicos como “Flor Amorosa” (Joaquim Antonio da Silva Callado e Catulo da Paixão Cearense), “Odeon” (Ernesto Nazareth e Vinícius de Moraes) e “Doce de Côco” (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho), além de canções da bossa-nova e clássicos do jazz e dos chorinhos modernos, como dos grupos Pagode Jazz Sardinha’s Club e Aeroporto Galeão, além de músicas autorais de integrantes do projeto.


No palco estarão o quinteto formado por Tauí Castro (pandeiro), Clarisse Aires (flauta transversal), Fernando Lélis (saxofone), Carlinhos Patriolino (bandolim) e Alisson Félix (violão/cavaquinho), o groove de Bruno Brasil (baixo) e o swing de Tchelmy Souza (percuteria), numa formação bem diferente dos grupos tradicionais de choro. Os organizadores informam que o público terá “uma experiência musical única, com um pé na tradição e outro na contemporaneidade”.

HOMENAGEM


Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixiguinha nasceu  no Rio de Janeiro e desde cedo começou a frequentar nas rodas de músicos na famosa casa da Tia Ciata, considerado o berço do choro. Flautista, saxofonista, compositor e arranjador, foi ele que ajudou a definir, consolidar e divulgar o choro. Por seu legado de clássicos, arranjos e interpretações louváveis é considerado o maior do choro nacional. Além de “Carinhoso”, fazem parte de seu repertório composições como “Lamento”, “Rosa”, “Naquele Tempo”, “Vou Vivendo”, “Abraçando Jacaré”, “Sofres Porque Queres”, “Fala Baixinho”, “Ingênuo”.


Com informações da assessoria de imprensa do Centro Dragão do Mar. Contatos: 85 3488 8600

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here