A campanha do Dia mundial de Conscientização de Linfomas acontece no mês de setembro, em mais de 20 países, simultaneamente. Esse tipo de câncer pode acometer qualquer faixa etária, sendo mais comum entre 15 e 40 anos e com maior frequência entre os 25 a 30 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existe mais de 40 subtipos de linfomas, sendo classificados os dois maiores grupos em linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico, sintomas e tratamento da doença.


Segundo o Instituto Onconguia, estima-se 4.940 casos novos de linfoma não Hodgkin em homens e 4.850 em mulheres para o Brasil, para o ano 2014 e 2015. Tais valores correspondem a um risco estimado de 5,04 casos novos a cada 100 mil homens e 4,77 a cada 100 mil mulheres.

 

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma, o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) promoverá, nesta terça-feira (15), às 11 horas, uma palestra com o tema “Linfoma é Câncer! Tempo é cura!”. O tema será discutido pela médica Paola Torres, que atua como Onco-Hematologista, uma especialidade que trata de pacientes portadores de câncer do sangue.

 
Sintomas

A doença de Hodgkin pode aparecer em qualquer lugar do corpo, e seus sintomas dependem da localização. Segundo o INCA, se a doença desenvolver-se em linfonodos que estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluirão a apresentação de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Quando a doença ocorre na região do tórax, pode ocorrer tosse, falta de ar e dor torácica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, o sintoma mais frequente é distensão abdominal.

 

É preciso realizar diversos tipos de exame para diagnosticar a doença de Hodgkin e assim determinar com precisão para dar início à forma mais adequada do tratamento.

Serviço

Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Local: Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne

Data: 15 de setembro

Horário: 9 às 11 horas (Auditório)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here