A fim de promover uma vida menos desigual, ONGs atuam em diferentes frentes do cuidado infantil

 

Alimentação, saúde, educação, lazer, liberdade, ambiente familiar e social são alguns dos diretos básicos da criança. A fim de promover maior conscientização, o dia 21 de março lembra há 32 anos a luta e defesa às melhores condições infantis para mais de 28% da população mundial, ou seja, 1,82 bilhão de pessoas de 0 e 14 anos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Maus tratos, discriminação, exploração e negligência atingem meninos e meninas nos seis continentes. O Brasil é o segundo país em número de assassinatos nesta faixa etária e na adolescência, atrás apenas da Nigéria. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 28 crianças são mortas por dia no país.

 

Crianças em situação de vulnerabilidade estão no foco de atuação da organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, a maior no atendimento direto à criança no mundo. “Há uma preocupação global em amparar crianças e reverter o cenário de desigualdade, violência, pobreza e falta de dignidade humana. É preciso garantir às crianças e jovens o direito de crescer em uma família com proteção e carinho. Muitas instituições estão buscando unir forças, afinal, nossa causa é a mesma”, explica Edmond Sakai, Diretor de Relações Institucionais, Marketing e Comunicação.

 

Instituições e suas causas:

 

1. Aldeias Infantis SOS Brasil

Com foco de atuação junto a meninos e meninas que perderam ou estão em risco de perder o cuidado parental, dedica esforços para garantir que nenhuma criança cresça sozinha. Fundada em 1949, na Áustria, está presente em 136 países e atua há 53 anos no Brasil. Nesse período, atendeu 150 mil crianças, jovens e adolescentes em todas as regiões do país. Só em 2020, mais de 14 mil pessoas foram beneficiadas em seus serviços de acolhimento e cuidado alternativo, e apoio ao fortalecimento das famílias em situação de vulnerabilidade, além dos projetos de atuação emergencial. A Aldeias Infantis SOS Brasil tem parcerias com a Agência ONU de Refugiados (ACNUR) e com a Unicef, e presta auxílio direto às famílias venezuelanas – indígenas e não indígenas refugiadas no país.

 

2. Instituto Família Barrichello

Há 14 anos, a atividade física, o esporte e o brincar impulsionam o Instituto Barrichello no trabalho com crianças e adolescentes que residem em 14 bairros da periferia de São Paulo. Os projetos são voltados para a promoção da cidadania participativa e consciência dos direitos e deveres. A atuação é através de organizações sociais, movimentos, escolas e espaços públicos de regiões periféricas.

 

3. Instituto Órizon

Com foco em dar suporte financeiro e na gestão de ONGs que trabalham com educação de crianças, adolescentes e jovens em desvantagem social, o Instituto Órizon nasceu para promover a auto sustentabilidade dessas organizações sociais que tem potencial de crescimento.

 

4. ONG Olhar de Bia

Também focada no desenvolvimento educacional, a ONG atua há 14 anos e já impactou mais de 200 mil pessoas com o propósito de gerar oportunidades para crianças e jovens construírem seus sonhos através da Educação, por meio do esporte, da cultura e da capacitação profissional. Ativa na rede pública em Guarulhos-SP, em parceria com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino da cidade, atua com frentes que fomentam o desenvolvimento lúdico e intuitivo dos pequenos através da musicalização. No esporte, o maior objetivo é trabalhar a inclusão social e cognitiva. Além do atendimento aos alunos, anualmente, a instituição arrecada alimento, produto de higiene e material de limpeza para doação às famílias mais necessitadas da comunidade em que está inserida. Durante a pandemia da COVID-19 mobilizou a sociedade e atingiu 250 toneladas de doações.

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS Brasil (SOS Children’s Villages International) é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS Brasil advoga pelos direitos da infância e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar reposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 136 países. No Brasil, atua há 53 anos e mantém mais de 70 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar, para que fiquem mais fortes, e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here