No próximo sábado (9),no Teatro Carlos Câmara, acontecerá o VII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa. No palco os dez candidatos finalistas apresentarão renomadas peças clássicas. Importantes nomes da música erudita irão compor o corpo de jurados, como o consagrado maestro Júlio Medaglia. Durante o evento haverá apresentações de jovens assistidos pela Casa de Vovó Dedé.

O Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa nasceu em 2013, com o objetivo de criar um espaço onde jovens músicos solistas pudessem apresentar o resultado de seus estudos nos mais diversos instrumentos, ao tempo em que se tornasse um importante estímulo para seus aprendizados. Idealizado pela Casa de Vovó Dedé o concurso traz o nome do seu fundador, prestando assim uma justa homenagem a um homem idealista que pautou toda sua vida em desenvolver atividades de cunho filantrópico. A cada edição constata-se o palco cheio de talentos, uma plateia envolvida e um excelente corpo de jurados formado por destacados professores das principais faculdades de música do estado. Todos juntos para realizar o maior evento de música clássica e instrumental da região Nordeste.

Com um crescente número de inscritos oriundos de todos os estados brasileiros. Faz se necessário uma criteriosa seleção feita pelos jurados, onde somente os dez melhores colocados poderão participar da grande final, que se realiza sempre no mês de novembro. A difícil escolha de apenas dez jovens, entre tantas inscrições, já torna marcante esse processo para cada um desses talentos. Cabe aos jurados então, avaliar e pontuar cada um desses jovens, para que os três primeiros colocados sejam premiados. O prêmio consiste no Troféu Mansueto Barbosa, além de premiação em dinheiro para os três primeiros colocados escolhidos pelos jurados, como também ao jovem talento escolhido pelo júri popular. Todos os jovens atuantes no concurso ainda levam o certificado de participação.
O Concurso de Música Jovens Talentos acontece anualmente exercendo um fundamental papel na formação de plateia para a música instrumental na nossa região.
Sobre a Instituição
A Casa de Vovó Dedé é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1993 na Barra do Ceará, em Fortaleza/CE. Com a missão de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação de crianças e jovens — com faixa etária entre seis a vinte e nove anos — em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades e projetos totalmente gratuitos.
A instituição que tem a música como pilar, oferta nesse âmbito dezesseis cursos, entre cordas dedilhadas e friccionadas, sopro e outros. Desenvolve formações de grupos musicais e apresentações buscando sempre a participação dos alunos, professores e convidados, o que contribui para o aperfeiçoamento musical de todos. Colabora para o crescimento de seus alunos e professores, através de eventos elaborados pelos jovens dos diversos setores de atividades da instituição. Além de promover a disseminação da arte e cultura, a OSC – Organização de Sociedade Civil, oferta capacitações na área da tecnologia, por meio de oficinas e cursos como: audiovisual, animação, design gráfico, fotografia, entre outros. Atua como um importante canal de fomento e divulgação da cultura da nossa comunidade através da produtora de audiovisual, da TVDD, da Rádio Vovó Dedé e do Estúdio Casa Animada.
Atualmente a Casa trabalha com o objetivo de conquistar sua autosustentabilidade, construindo caminhos para adquirir os recursos necessários para seu custeio e investimentos, através da comercialização de serviços produzidos pelos jovens egressos das atividades desenvolvidas pela instituição. Esse modelo permite que toda uma cadeia produtiva gerada pela prestação desses serviços seja remunerada e os recursos excedentes sejam destinados aos trabalhos da OSC, gerando assim oportunidades de trabalho e renda a muitos dos jovens assistidos; além de permitir que a instituição sobreviva, cumprindo sua missão, com seus próprios recursos.
Sobre Mansueto Barbosa
O compromisso social, a coragem e a doação de um homem. Em 20 de Fevereiro de 1938, no Ceará, na cidade de Quixeramobim, nascia o menino Francisco de Paula Barbosa – que ficaria conhecido como Mansueto Barbosa. Ficou órfão de pai aos sete anos de idade, migrou para Fortaleza, onde se formou em Contabilidade pela Escola Técnica Federal do Comércio, e em Direito pela Universidade Federal do Ceará; cursou pós-graduação em Administração pela Escola de Administração do Ceará. Em 1962 iniciou sua trajetória nas comunicações, quando a convite do empresário Edson Queiroz passou a dirigir a Rádio Verdes Mares, assumindo posteriormente a direção da Televisão Verdes Mares. Foi figura imprescindível na consolidação do Sistema Verdes Mares de Comunicação.
Uma esperança, um sonho – educar pela música. Além do sucesso na direção de um dos mais importantes empreendimentos de comunicação do estado do Ceará, a vida lhe reservara outra missão. Num gesto de solidariedade, coragem e esperança, em 1993, Mansueto Barbosa funda a Casa de Vovó Dedé. OSC, sem fins lucrativos que promove assistência a crianças, adolescentes e idosos carentes. Se a ideia foi modesta no propósito, a obra se fez e se faz eterna no coração de centenas de crianças e jovens.
Tinha como missão acolher sem restrição, educar com seriedade, ensinar sem preconceito. Acreditar no outro e em si mesmo, restaurar a esperança. Buscar a excelência na simplicidade das coisas. Educar pela Arte e para a vida. Ensinar a amar o que se tem, o que se é, o que se faz. Ensinar a saber querer ser mais. Na última palestra que proferiu em um evento na Casa, ao concluir sua fala, ele fez um gesto com a mão, indicou quatro dedos da mão direita e disse: “A palavra é simples, pequenina, formada por quatro letras AMOR”.
Serviço

VII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa
Dia 09 de novembro de 2013
Horário: 17h
Local:  Teatro Carlos Câmara
Entrada Franca
Com informações da Assessoria do Evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here