A VII Mostra Internacional Audiovisual, que faz parte da programação da 7ª edição do Curta O Gênero (COG), traz uma boa notícia esse ano. A novidade é a exibição dos longas-metragens “Chega de Fiu Fiu”, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, e “Abrindo O Armário”, com direção de Dário Menezes e Luís Abramo. Para encerrar a programação do fim de semana, os documentários serão exibidos, respectivamente, nos dias 15 e 16 de setembro, às 16 horas, no Teatro da Caixa Cultural

“Chega de Fiu Fiu” retrata o dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. No longa, especialistas discutem sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres?

O documentário “Abrindo o Armário” mergulha nos processos de libertação e conquistas do movimento gay no Brasil. Ele apresenta relatos de diferentes gerações e mostra como os gays, drags queens, e pessoas não-binárias foram enfrentando resistências, conquistando espaços e lutando por direitos para construir uma identidade política, social e coletiva.

Os longas-metragens, assim como as outras atividades do Curta o Gênero, são gratuitas e acontecerão na Caixa Cultural, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Centro Cultural Belchior.

Sobre o Curta o Gênero

Realizado pela Fábrica de Imagens, o Curta o Gênero tem como objetivo promover discussões de gênero, sexualidades e feminismo. O evento, que acontece desde 2012, avança a cada ano ao trazer para o público uma programação gratuita que tem a diversidade como tema central.

O evento tem o apoio da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura e com a produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Centro de Referência em Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção dos Direitos Humanos, da Equidade de Gênero e da Diversidade Sexual – Cacto. O COG conta, ainda, com o apoio da Caixa Cultural Fortaleza, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) e Enel por meio da Lei do Mecenato Estadual, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Centro Cultural Belchior.

Serviço

Curta o Gênero 2018
Quando: 11 a 16 de setembro
Onde: Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema);
Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema); e
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ( Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).
Valor: gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here