
A comunicação para produzir melhores resultados na solução de disputas ocasionadas por relações comerciais pode ser aprendida por meio de técnicas. Um exemplo disso pode ser visto no curso “Noções Básicas de Conciliação e Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas”.
A capacitação é destinada, na modalidade a distância, a advogados, gerentes, prepostos e gestores de diversas áreas de empresas e organizações. Realizado pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), o curso tem inscrições, gratuitas, que já podem ser feitas até o próximo dia 21, no endereço eletrônico http://moodle.cead.unb.br/enam. As aulas ocorrerão no período de 18 de maio a 21 de junho, totalizando 30 horas-aula.
Os alunos vão aprender técnicas de comunicação visando promover o atendimento de qualidade, atitudes construtivas que podem ser adotadas para se obter um acordo, além de receberem instruções sobre como ajudar na construção de um ambiente propício à negociação produtiva e eficaz.
O curso constará de quatro módulos com os seguintes conteúdos:
Módulo I – Panorama da autocomposição no Brasil. Análise do conflito (conceito, causas, funções, espiral). Autocomposição e Heterocomposição (conceitos, diferenças e semelhanças). Conciliação (participantes, objetivos, vantagens, características, procedimento judicial e extrajudicial).
Módulo II – Análise do Conflito. Políticas públicas de estímulo à autocomposição; Utilização da autocomposição pelas empresas; A importância do representante na condução dos processos autocompositivos.
Módulo III – Fundamentos de negociação para representantes de empresas Conceitos Abordagens (objetivos, comportamentos, resultados); Negociação baseada em posições; Negociação baseada em interesses; Dinâmica e ciclo de negociação; Negociação por princípios: Separe as pessoas dos problemas; Concentre-se nos interesses, não nas posições; Gere opções de ganhos mútuos; Apresente critérios objetivos; Melhor Alternativa ao Acordo Negociado (MAANA).
Módulo IV – Ferramentas e Técnicas de Conciliação para Representantes de Empresas. Rapport (conceito, importância, como estabelecer); Escuta ativa (conceito, importância, como fazer); Validação de sentimentos (conceito, importância, como fazer); Comunicação (polarizadora x conciliatória); Declaração de abertura do preposto (conteúdo, como fazer); Pedido de desculpas (conteúdo, como fazer); e Apresentação eficiente de propostas e comunicação sobre a impossibilidade das propostas.
Após a inscrição, a confirmação do aluno será realizada de acordo com os critérios de seleção estabelecidos no edital publicado no site. Os participantes serão certificados. Mais informações por meio do e-mail enam@mj.gov.br .
Com informações do Ministério da Justiça