O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, o primeiro a ser criado no Estado, completa 50 anos em dezembro deste ano. As comemorações começaram no final do ano passado e prosseguem ao longo de 2015.  Para este primeiro semestre, o destaque será a realização do Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo (PRAXISJOR), com o tema “Narrativas jornalísticas e subjetividade no contexto ativista e de novas mídias – Jornalismo UFC 50 anos depois!”. Esse evento ocorrerá de 4 a 6 de maio e englobará o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo, o Encontro Nacional de Iniciação Científica em Jornalismo e a Mostra de Produção Laboratorial em Jornalismo.


Interessados em apresentar trabalhos durante o Ciclo devem enviar resumo até 9 de março para o e-mail encontropraxisjor2015@gmail.com. As inscrições podem ser feitas no site do evento (www.praxisjor.ufc.br), onde se encontram mais informações. A vice-coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC, Profª Kamila Bossato Fernandes, esclarece que a programação está sendo planejada para envolver estudantes de graduação e pós-graduação e mais: a chamada de trabalhos para o Ciclo é ampla, como forma de fortalecer o curso para além do Ceará.


No texto de apresentação do evento, os professores Edgard Patrício, coordenador do curso de graduação em Jornalismo, e Wellington Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC,  expressam que “a ideia é que possamos criar um ambiente acolhedor, sistemático e duradouro para a discussão sobre as transformações vivenciadas pelo Jornalismo”.


Das comemorações do cinquentenário , faz parte homenagem à professora Adísia Sá, uma das fundadoras do Curso de Jornalismo da UFC e atualmente presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), entidade onde nasceu o sonho de uma formação superior em Jornalismo no Ceará, e que abrigou o curso à época da criação.


AULA INAUGURAL


Nessa segunda-feira (23), o Prof. Luiz Motta, que ocupa cargo de titular da Universidade de Brasília (UnB) e visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o convidado da aula inaugural do semestre letivo 2015.1, promovida, conjuntamente,  pelo Curso de Jornalismo e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. No evento, iniciado às 16h, no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2763, Campus do Benfica), ele falou sobre “Transformações na narrativa jornalística”.


O professor tem doutorado (PhD) em Comunicação de Massa pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e estágio de pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Tem pesquisado sobre a teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cognitivos e simbólicos. Seu último livro publicado foi Análise crítica da narrativa, sobre uma metodologia de compreensão da narrativa jornalística.


Mais informações: Curso de Jornalismo da UFC – (fone: 85 3366 7708) / Programa de Pós-Graduação em Comunicação – (fone: 85 3366 7712)


Com informações da Coordenadoria de Comunicação da UFC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here