Os vencedores da 16ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação foram anunciados na noite da quarta-feira, 13, em cerimônia realizada no teatro da Uni7, em Fortaleza. O evento reuniu profissionais e veículos de comunicação cearenses para celebrar, mais uma vez, o compromisso com pautas positivas e inspiradoras. A premiação destaca reportagens que promovem a cultura de paz e contribuem para um ambiente informativo construtivo.

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa que busca incentivar o jornalismo comprometido com o desenvolvimento da sociedade, reconhecendo e valorizando o esforço de profissionais e estudantes da área que, por meio de suas reportagens, contribuem para a disseminação de mensagens construtivas e inspiradoras, conforme explica Ângela Marinho, coordenadora do Prêmio, que teve sua edição de estreia em 2008.

“Nosso intuito é ir contra a ideia de que notícia boa é, necessariamente, uma notícia ruim. Na verdade, as pessoas gostam de notícias que abordem assuntos de interesse delas. Se você publica uma notícia sobre uma boa ação ou iniciativa que acontece em determinado bairro, as pessoas daquela comunidade irão, sim, querer consumir e absorver aquela informação”, disse Ângela Marinho. “A notícia boa não é a negação da informação, mas sim a divulgação de boas ações e atitudes, dentro de um princípio do respeito pelo outro, dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e até da Constituição Federal”, completou.

Ao longo da noite, foram premiadas reportagens em várias linguagens e categorias que se destacaram por abordar temas relevantes, muitas vezes negligenciados pela mídia tradicional, mas que têm um impacto significativo na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Os vencedores foram julgados por um júri especializado, composto por profissionais renomados do setor de comunicação no Ceará.

Recorde de Inscritos

Em 2023, o Prêmio Gandhi de Comunicação teve recorde de inscritos e alcançou a marca de 210 trabalhos ao todo, com a participação de 64 veículos de comunicação e assessorias de imprensa de órgãos governamentais do Ceará e de outras partes do Brasil. A presença massiva demonstrou o engajamento de profisionais e estudantes em praticar bvoas ações em comunicação, promovendo um jornalismo que vai além das notícias cotidianas, buscando destacar histórias que inspiram e fortalecem a cultura de paz.

Homenagem

Durante a cerimônia, o jornalista cearense Souto Paulino, ex-presidente da Agência da Boa Notícia, foi homenageado como forma de reconhecimento ao seu legado em busca de estimular a cultura de paz na comunicação, como instrumento transformador da sociedade. Souto Paulino, que faleceu no início de 2023, foi um dos idealizadores da Agência da Boa Notícia e do Prêmio Gandhi de Comunicação, trabalhos que coordenou durante quase 15 anos. Souto foi representado por sua filha, Debora Souto (na imagem acima), também jornalista, que enfatizou o trabalho do pai na comunicação cearense. “Seu grande legado para todos nós foi o pensamento de que falar de amor e de paz deve ser algo primordial. Acho que foi isso que ele quis deixar para nós com a Agência da Boa Notíia e com o Prêmio Gandhi durante todo esse tempo”, disse.

A cerimônia do Prêmio Gandhi de Comunicação não apenas reconheceu o talento e o esforço dos profissionais da mídia cearense, mas também reforçou a importância do jornalismo como agente transformador na sociedade. “O evento de ontem não foi apenas uma celebração das conquistas do passado, mas também uma inspiração para o futuro, onde a imprensa continue a ser um instrumento poderoso na construção de um mundo mais justo e pacífico”, finalizou a jornalista Ângela Marinho.

Conheça os trabalhos vencedores de todas as categorias

Estudante – Mídia Eletrônica
3º lugar – Podcast Ausências: Crianças, Adolescentes e Cidadania – Universidade Federal do Ceará. Equipe comporta por:POR ANTÔNIO ROGÉRIO BIÉ DE MOURA, ANA LÍVIA NOGUEIRA CHAGAS, CAIO ALVES LIMA, GIOVANNA LOPES FALCONERT, LÍVIA LEVISNK ALVES DE SOUSA E PEDRO IURY FARIAS DE MORAIS.

2º lugar – Produção Multimídia “Ceará em Cena: Cinema Cearense, Regionalidade, Acessibilidade e Democratização” – Universidade Federal do Ceará. Equipe comporta por: ANA VITÓRIA DE OLIVEIRA MARQUES, ANA LIVIA NOGUEIRA CHAGAS, ANTÔNIO ROGÉRIO BIÉ DE MOURA, LÍVIA LEVINSK ALVES DE SOUSA, MARCELO HENRIQUE MACIEL DA SILVA, RAYSSA DA COSTA NASCIMENTO E RODRIGO GOMES MACHADO.

1º Lugar – Produção para rádio “Desceu e Agora?” – Universidade Federal do Ceará. Equipe comporta por: FABIANA MARIA MIRANDA DE MELO, LÓREN CAROLINY SOUZA ELIAS, ISABELLA SAMARA MAGALHÃES RIFANE, MARIA CLARA MEDEIROS MOREIRA E CLARICE RAQUEL CARVALHO LIMA

Trabalho de Conclusão de Curso

3º Lugar – Livro Reportagem “Escombros de uma Tragédia Anunciada” – Universidade de Fortaleza. Autor: MARCELO DA SILVA TEIXEIRA

2º Lugar – Livro Reportagem “Verdade Dita – Os Bastidores das Turmas Preparatórias para o ITA nas Escolas Particulares mais Famosas de Fortaleza (Universidade Federal do Ceará). Autor: MARCOS FELIPE MARTINS DE OLIVEIRA

1º Lugar – Série de Reportagens de áudio “Vota que nem Moça”
Autora: Mariana Lopes – Universidade de Fortaleza

Conteúdo Online

3º Lugar – Todas Somos Uma – Histórias de Mulheres, Lutas Feministas – Ascom da Defensoria Pública Geral do Ceará. Equipe formada por: BRUNO DE CASTRO, BIANCA FELIPPSEN, ALANA ARAÚJO, JÉSSICA MALHEIROS, MARCELO ALVES, DANIEL RIBEIRO, DANIEL TEIXEIRA E RAQUEL GADELHA.

2º Lugar – Série de Reportagens “Os Dilemas em Torno da Saúde Mental” – Portal O Povo+. Equipe formada por: KARYNE LANE, FÁTIMA SUDÁRIO, REGINA RIBEIRO FERNANDA BARROS, SAMUEL SETUBAL, FÁBIO LIMA E ALEXANDRE CAJAZEIRAS.

1º Lugar – Reportagem “FIES e PROUNI: O QUE DIZEM OS DADOS SOBRE O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM 10 ANOS” – Portal O POVO+. Equipe formada por: WANDERSON TRINDADE, ALEXANDRE CAJAZEIRAS, FÁTIMA SUDÁRIO E REGINA RIBEIRO.

Comunicação Interna

3º Lugar – Programa Café com Libras – Ascom da FIEC. Equipe formada por: RITA BRITO, MANUELA SERPA, SOFIA VILELA ROCHA ELAYNE COSTA, JOSÉ DENISON MELO TEIXEIRA E CLÉBER DA SILVA FRANÇA.

2º Lugar – Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva – Ascom da Secretaria de Saúde do Ceará. Equipe formada por: MANUELA BARROSO, JOSIAS JERONIMO, SAULO CRUZ, ISABELLA JORDÃO, CAIO FAHEINA, ANDRÉ RIBEIRO, LUANNA SOUZA E MAÍSA JORDÃO.

1º Lugar – Guia de Bolso de Hanseníase para Profissionais de Saúde da Atenção Primária – Ascom da Secretaria de Saúde do Ceará. Equipe formada por: CAIO FAHEINA, EVELYN BARRETO, IZA MACHADO E YOLANDA BARROS.

Fotojornalismo

3º Lugar – Ensino de Tempo Integral no Ceará – Thiago Gadelha, Jornal Diário do Nordeste.

2º Lugar – Bons Ventos – Mateus Dantas, Revista Nossa Voz, da Câmara Municipal de Fortaleza

1º Lugar – Apartados – Fabiane de Paula, Jornal Diário do Nordeste

Radiojornalismo

3º Lugar – Série de Reportagens “Desvendando o Invisível: Histórias de Pessoas que Superaram o Abandono nas Ruas” – Rádio FM Assembleia. Equipe formada por: EVELINE URANO, TARCIANA CAMPOS, JORGE LUIS COSTA LIMA E RINALD DE SOUSA RIBEIRO (RONALDO CESAR).

2º Lugar – Série de Reportagens “Racismo no Futebol: Como dar um Cartão Vermelho para esse Crime? – Rádio FM Assembleia. Equipe formada por: SILVIO AUGUSTO, TARCIANA CAMPOS, MARCOS SILVA DE LIMA (MARCOS SMITH) E RINALD DE SOUSA RIBEIRO (RONALDO CESAR).

1º Lugar – Série Especial “Paz e Justiça: O Ministério Público do Ce como Agente Transformador da Sociedade” – Rádio Jovem Pan News Fortaleza. Equipe formada por: JONAS DANIEL VALÉRIO VIANA, IGOR DE LIMA SILVEIRA E ANTÔNIO TIAGO DE LIMA BATISTA.

Telejornalismo

3º Lugar – “Mulher Também Poderia ser Verbo” – TV Ceará. Equipe formada por: ANA MARTINS, EZILDO CORREIA, DELANO BARROSO, OBERDAN SOUSA E LÉO CAZUMBA.

2º Lugar – Série de Reportagens – Casos sem Solução: Chacina do Curió – TV Verdes Mares. Equipe formada por: KILVIA MUNIZ, TAÍS LOPES, CAMILA PINTO DE OLIVEIRA, LUIZ CLAUDIO MORAIS VIANA FILHO, ITALLO HENRIQUE COELHO ROCHA, FERNANDO ROBERTO FERREIRA, FRANCISCO PAULINO JÚNIOR, EVANDRO LOPES, IGOR DE PAULA PONTES E EDILBERTO NUNES RODRIGUES.

1º Lugar – Reportagem “Dignidade e Inclusão: Os Desafios de Pessoas Trans no Mercado de Trabalho” – TV Jangadeiro. Equipe formada por: LUANA GURGEL, LILIANA BENEVIDES, ISABELA MARTIN, GUTEMBERG FILHO, SÁVIO LEITE, AISLAN NOGUEIRA E RODRIGO SANDERS.

Jornalismo Impresso / Digital

3º Lugar – Série de Reportagens “Taxa Rosa – Por que as mulheres pagam mais impostos do que os homens?” – Jornal Diário do Nordeste. Equipe formada por: BRUNA DAMASCENO, GERMANO RIBEIRO, FABIANE DE PAULA E LOUISE DUTRA.

2º Lugar – Reportagem “Título de Eleitor: Jovens em privação de liberdade garantem direito básico em ação do TRE-CE – Jornal Diário do Nordeste. Equipe formada por: ALESSANDRA DE OLIVEIRA CASTRO E JÉSSICA WELMA DE ASSIS GONÇALVES.

1º Lugar – Reportagem especial “Perigo dentro de casa: A violência invisível dentro do estupro conjugal – Jangadeiro online; Equipe formada por: ROBERTA COELHO TAVARES MONTENEGRO, FAYHER YAGO DO VALE LIMA, VITÓRIA BARBOSA VASCONCELOS E GABRIEL LOPES MATIAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here