O não cumprimento dos direitos da criança em grande parte do mundo é algo que me causa repúdio, inconformismo, tristeza. Minha escrita de hoje relata a história de dois meninos. Em comum eles possuem os poucos 9 anos de idade , a vontade deviver e o desejo de superação.


Não faz muito tempo estava eu caminhando em uma movimentada Avenida de Fortaleza e em meio a tanta gente e tanto barulho um ser especial me chamou

atenção. Ele era “comerciante”, administrava sozinho um pequeno comércio, no meio da calçada, a mercê do sol ou da chuva. Ali havia mais de vinte produtos, distintos e expostos para a venda. Uma criança perspicaz para tamanha responsabilidade. Todavia,

como todo brasileirinho, demonstrava um charme especial. O cabelo penteado como o do jogador Neymar reluzia um loiro que se avistava de longe. O jeito peculiar de anunciar seus produtos era debochado e engraçado. Cheguei mais perto e fiz algumas perguntas informais. Descobri que ele estuda sim e que só falta ao colégio quando está muito cansado. Afirmou que gosta do que faz, que se diverte trabalhando e que os “negócios” não atrapalham seus estudos.


O segundo menino que me fez refletir mora em outro continente, mais precisamente nas Filipinas. Seu nome é Daniel e ele adora estudar. A casa do pequeno guerreiro foi destruída em um incêndio e ele caminha cerca de 1 km para chegar à escola. O garoto foi flagrado estudando sob a luz de uma lanchonete e por isso foi notícia em alguns meios de comunicação.


Os heróis pequeninos que merecem destaque não têm noção de tamanha coragem e determinação que carregam dentro de si. Essas crianças não necessitam da nossa misericórdia para se fazerem grandes. Eles precisam não ser esquecidos, mas sim de amor, atenção, respeito e oportunidades decentes de aprendizagem e crescimento. Os responsáveis por essa mudança somos nós mesmos, que nos entristecemos e lamentamos com casos assim, todavia, nosso sentimento de piedade é tão ínfimo e passageiro quanto às oportunidades de desenvolvimento proporcionadas a esses meninos.


Márcia Rios – Jornalista

mriosmartins@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here