Nem só em festa dos pais as crianças de Fortaleza e visitantes podem curtir a folia pré-momina. A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Bloco do Clube da Sivozinha, promove seu 2º Pré-Carnaval Infantil – “Clube da Sivozinha em Ritmo da Copa 2014”.  A festa, gratuita, acontece nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro (domingos), sempre de 9 às 12h, na própria Casa de José de Alencar, no Sítio Alagadiço Novo (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana).


Os organizadores explicam que “a proposta é realizar um pré-carnaval para crianças, pais e avós de forma segura e propiciar o acesso a uma manifestação com mais de 100 anos de tradição.”


A folia pode ser uma oportunidade para crianças e adultos reverem ou conhecerem um dos mais importantes redutos culturais do Estado. A Casa de José de Alencar é um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O complexo reúne a pequena edificação onde nasceu o escritor cearense, as ruínas arqueológicas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o conjunto arquitetônico mais recente onde estão a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro, o Museu Artur Ramos e a Coleção Luísa Ramos, o Centro de Treinamento Prof. Martins Filho, além de um restaurante temático, que oferece, aos sábados, programação com o chorinho, e aos domingos, com o forró pé-de-serra, no horário de almoço.


Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra de José de Alencar, conhecer a história do livro ‘Iracema”, classico da literatura nacional, contada por imagens expostas na pinacoteca e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros, no museu.


A Casa José de Alencar conta com seis monitores capacitados, que se distribuem em dois turnos e acompanham os visitantes, fazendo explanações sobre o acervo e os espaços.


Quem for para o Pré-Carnaval Infantil e desejar visitar a Casa em outros dias, com mais tempo, os horários são os seguintes: Segunda a sexta: 8h às 17h; Sábado e domingo: 8h às 12h. Grupos podem fazer agendamento pelo fone abaixo.


Mais informações: Frederico Pontes, Diretor da Casa de José de Alencar. fone: 85 3276 2379

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here