A Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu, recentemente, em Nova York, nos Estados Unidos, líderes mundiais para a realização da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável. No evento, foram anunciados 17 objetivos e 169 metas para acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.


E como esse não é só um assunto para gente grande, a Legião da Boa Vontade (LBV) tratou de trabalhar o tema com as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!. Por meio da Oficina de Arte e Cultura, a entidade desenvolveu uma atividade lúdica para as crianças pudessem expressar artisticamente o que pensam sobre cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Antes disso, porém, as crianças discutiram cada objetivo para que suas criações artísticas tivessem embasamento. Houve, ainda, quem arriscasse aplicar técnicas do renomado pintor pernambucano Romero Britto no desenho.  “O objetivo foi medirmos a capacidade das crianças e dos adolescentes de dialogar sobre importantes assuntos e eles não decepcionaram. Todos expressaram ideias maravilhosas sobre o que já aprendem e vivenciam na LBV e que podem modificar do mundo, para melhor, porque são definições que modificam primeiramente as consciências”, disse a educadora Adriana Silveira, propositora da atividade.


“Aqui na LBV aprendemos que precisamos preservar o Meio Ambiente e zelar pelos oceanos, para que os seres viventes possam viver felizes. Não é porque os animais marinhos não fazem parte do nosso cotidiano que não são importantes para o equilíbrio da Natureza”, afirmou uma das crianças atendidas pela instituição.

Homenagem

A tela que representa o 4º objetivo, Educação de qualidade, foi encaminhada, por sugestão dos próprios artistas, ao diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto. O gesto significa o reconhecimento de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas por intermédio das iniciativas solidárias da entidade.

 

Todos poderão conferir o resultado desta atividade lúdica durante exposição na Galeria de Arte, do Templo da Boa (TBV), entre os dias 23 e 24 de outubro, durante as comemorações dos 26 anos do monumento em Brasília/DF.

 
Serviço

Centro Comunitário de Assistência Social da LBV

Rua Alziro Zarur, 275 – Vila Manoel Sátiro.

Te.: (85) 3484.3533 / 3487.3500   

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here