Um grupo de 90 crianças da periferia de Maceió (AL) realizou o sonho de assistir, pela primeira vez, a um filme no cinema. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas pela ONG Amadal – Instituto de Assistência Social à Comunidade. Segundo assistente social que coordena o trabalho, Maynara Araújo, o objetivo é atender famílias em situação vulnerável da capital alagoana, “prevenindo situações de risco social e fortalecendo as relações familiares e as experiências de vida coletiva.”
Na entrada do cinema, uma das crianças mais empolgadas era o pequeno Alysson, 10, que estava ansioso para ver um filme na telona. Logo na fila, todos ganharam pipoca e refrigerante. “Eu e meus amigos nunca tínhamos visto uma tela deste tamanho. É muito legal ver um desenho desse jeito, né?”, comemorou o menino.
Dona Maria José, 60, levou o neto Anthony, de apenas três anos, para essa desfrutar dessa diversão que nunca tinha vivenciado antes. “Recebi o convite da líder comunitária do meu bairro e fiquei muito feliz de poder, junto com meu neto, aproveitar essa oportunidade pela primeira vez na vida”, comemorou a aposentada.
Há 22 anos, o Instituto Amadal atende à comunidade da comunidade do Alto da Alegria e aos moradores de Benedito Bentes, em Alagoas. A instituição realiza diversas ações sociais nas áreas de esporte, cultura e educação, além de serviços gratuitos de saúde, como fisioterapia, atendimento pré-natal, exames laboratoriais, entre outros.