Os amantes de café têm mais um bom motivo para tomar suas xícaras diárias: café expresso pode prevenir o Alzheimer. A conclusão é de um estudo da Universidade de Verona, publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, dos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que 40 ml da bebida, por dia, podem ser grandes aliadas contra a doença.

De acordo com o estudo, a dose concentrada de café inibe o acúmulo anormal da proteína tau, associada ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativos, como o Alzheimer e o Parkinson. Tauopatias é o termo utilizado para definir um conjunto de distúrbios, que atacam o sistema nervoso. Cientistas investigam se, ao evitar a concentração desta proteína, esses males poderiam ser evitados.

O café foi escolhido pelos pesquisadores para o estudo por contar com mais de mil compostos e ser considerado um alimento funcional, já que tem propriedades antioxidantes, que previnem doenças.

Para a pesquisa, os cientistas utilizaram doses de café expresso e também extratos de substâncias que o compõem, como cafeína, genisteína, teobromina e trigonelina, incubados com a proteína tau por 40 horas.

“Um consumo moderado de café expresso de 2 a 3 xícaras por dia (40 mL/xícara) fornece cerca de 250 mg de cafeína e 25 μg de genisteína, além de vários outros compostos bioativos. As substâncias podem atravessar a barreira hematoencefálica por meio de diferentes mecanismos e exercem efeitos neuroprotetores”, destaca o estudo. Estima-se que o Alzheimer afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, especialmente idosos, acima de 65 anos. A doença é progressiva e não tem cura.

O estudo completo, em inglês, está disponível neste link.

fonte: Jornal O Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here