Marcelo Scharra é consultor de gestão da Inside Business Design (www.insidebd.com). É formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Finanças pelo Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa também de São Paulo. A Inside é uma consultoria que identifica, propõe metas e ajuda a solucionar problemas estratégicos, apresentando resultados efetivos de curto prazo. É, ainda, palestrante e colaborador do centro de empreendedorismo do Insper. Nesta entrevista, ele fala sobre o novo perfil dos estagiários no Brasil.


 


 – Geração X, Y e Z, índigo. Como as organizações enxergam o papel do estagiário hoje? E quais desafios enfrentam para geri-lo?


 


 Acredito que o estagiário hoje é responsável por oxigenar a empresa. São os estagiários que trazem conceitos frescos das universidades e que conseguem, quando se aplicam, a fazer uma releitura de processos. Sem os paradigmas daqueles que já estão na cia por muito tempo, ou que já absorveram vícios de mercado, são capazes de contribuir com um olhar dinâmico e muitas vezes perspicaz.


 


 Por outro lado este perfil mais dinâmico e empreendedor dos estagiários atuais, são de certa maneira também um desafio para os departamentos de recursos humanos, uma vez que junto desta avidez, trazem consigo um desejo de crescimento superior a capacidade de adquirir experiência e maturidade. Por mais aptidão que você tenha para o esporte, você não conseguirá se tornar um atleta olímpico da noite para o dia, mesmo que conseguisse desenvolver toda a parte muscular, ainda lhe faltaria o equilíbrio e maturidade emocional para enfrentar grandes desafios.


 


 De outro lado ainda é possível encontrar estagiários, que enfrentam dificuldades para se apresentar como protagonistas de suas áreas, ás vezes por causa de culturas empresariais ainda tradicionais que não tiveram flexibilidade suficiente para absorver a nova estrutura de organizacional moderna ou simplesmente por “chefes”, que ainda estão distantes de entender como se posicionar como líder.


 


 – Embora em início de carreira, o estagiário já chega podendo agregar conhecimento a equipe. O que a empresa deve fazer para reter esse profissional?


 


 Em 2000 a Unesco realizou um estudo considerando os 4 pilares da educação para o século 21, sendo eles: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver; Aprender a Ser. Estas novas diretrizes não se aplicam apenas a educação regular, mas sim em todas as instâncias do aprendizado. Todos somos capazes de contribuir com conhecimento, pois se o conhecimento técnico é adquirido de forma regular, as bases morais, a inteligência para solucionar problemas ou a habilidade para atuar em equipe, são “ativos“, que pertencem a todos nós independentemente da idade.


 


 Os estagiários que estão ingressando no mercado de trabalho atualmente são ainda mais capazes de contribuir nas diversas questões inclusive as técnicas. São inúmeros os exemplos de jovens que dominam, inclusive tecnicamente, assuntos complexos. Pois direcionam suas carreiras para áreas em que já “atuam” há tempos, como um jovem que gosta e vive intensamente futebol e vai cursar jornalismo, para seguir a carreira esportiva. Ele irá ingressar sem a maturidade profissional, por motivos óbvios, mas com um acervo de conhecimento bastante expressivo, que não pode deixar de ser explorado positivamente pela empresa que a contratou. Seria um desperdício e até desestimulante.


 


 A empresa tem de conseguir identificar os valores deste estagiário. Atualmente a busca por identificação dos valores pessoais com os da empresa e o alinhamento de expectativa dos objetivos pessoais e os que a empresa pode proporcionar a ele são pontos cruciais, que podem já num primeiro momento indicar se haverá ou não sinergia.


 


 Para potencializar ainda mais estas competências tão explicitas ultimamente a empresa tem de possuir um programa bastante ativo, para evitar que talentos sejam perdidos seja por uma estrutura ainda pouco apta para sua absorção, ou por falta de habilidades de seus superiores imediatos.


 


– Hoje, por que uma empresa deve ter um estágio em seu quadro de funcionários?


 


Como citamos anteriormente os estagiários, trazem consigo o gene da internet, da velocidade de raciocínio, da inovação e da criatividade, elementos estes que é fundamental para crescimento e perpetuação de qualquer empresa. Porém para absorver estas potencialidades a empresa tem de estar culturalmente preparada para isso para que não ocorra um choque de culturas, afinal as adversidades têm mais valor quando existe a convivência.


 


Acredito que estas vantagens ainda estão muito aquém do que podem ser, pois as universidades em geral, apesar das diretrizes da UNESCO, ainda veem os estudantes como A-lunos (aqueles que não tem luz), e assim os preparam para o mercado de trabalho, com aulas técnicas que se repetem a muitos anos com simples objetivo de transmitir técnicas.


 


 Os benefícios já são inúmeros, mas ainda estamos longe de conseguir extrair todo o potencial destes jovens, seja pela formação acadêmica, pelas estruturas empresariais que ainda não conseguiram revitalizar sua cultura ou seja pelo excesso de dinamismo dos estagiários atuais.


 


– De que forma esse profissional pode modificar um grupo de trabalho?


 


 Todos os grupos de pessoas reagem quando há uma movimentação de um novo integrante. Os estagiários são os elementos que por estarem em início de carreira aceitam estas movimentações com mais facilidade, e nem por isso deixam de causar alguma alteração no status quo, daquela equipe.


 


 Quando trazem ainda ideias novas, sem alicerce nos paradigmas já existentes ai tem uma capacidade de desconstruir a zona de conforto de uma equipe, e isto gerenciado por um bom líder pode trazer enormes benefícios.


 


 – Além de oxigenar com ideias, em que mais um estagiário pode fazer a diferença em uma equipe?


 


 Há de se considerar que além de trazer novas ideias e novos formatos de trabalho, a identificação de suas competências pode ser essencial para completar um time. Um time que não possui uma determinada habilidade, poderia ser preenchida com a presença que qualquer profissionais que a tivesse, mas o estagiário pode então mais do que trazer novas ideias, preencher uma competência que estava faltando a determinada equipe.


 


 Acredito ainda que o seu momento de vida permite assumir alguns desafios quase impossíveis aos olhos daqueles que já compõem o time da companhia, e que por sua “falta de limites”, conseguirá atingir resultados muitas vezes jamais esperados.


 


 – Se destacar, esse é o objetivo dos estagiários que querem garantir uma vaga. Quais atitudes eles devem ter para serem vistos com bons olhos?


 


 Todos estagiários que querem crescer e contribuir de forma expressiva com sua empresa e potencializar sua carreira, se destacando dentro das equipes em que atua deve ter as seguintes características, comum a todos os profissionais bem sucedidos. São elas:


 


 – Autoconhecimento – mesmo com pouca maturidade profissional se autoconhecer é fundamental para avaliar sua evolução e sua real participação de dentro da equipe. Isto dará mais segurança para atuar nos seus pontos fortes e reconhecer seus pontos que devem ser desenvolvidos, afim de não querem tomar tudo pra si, incorrendo em dois grandes erros:


 


1-      Deixar de reconhecer as capacidades e competências alheias;


 


2-     Atrapalhar o desenvolvimento da equipe


 


 – Bússola Moral – Estudar e exercitar os princípios éticos da sociedade, buscando mantê-los vivos dentro de si. Não será difícil se deparar com situações que os valores morais serão testados, sem dizer os valores da companhia. Tenha-os claro e pratique-os. Por mais importante que seja a missão que lhe for dada, jamais deve superar os seus valores.


 


 – Persuasão Inteligente e Consistente – Sem ser persuasivo com os integrantes e líderes da equipe para conduzir aqueles assuntos que lhe foram designados, dificilmente você irá se destacar. Isto não quer dizer que você tem que ler todos os livros de como se tornar líder e influenciar pessoas. A melhor persuasão é quando você detém conhecimento sobre determinado assunto, consegue estruturar bem as ideias afim de apresenta-las a terceiros de maneira concisa e clara e que evidencie a importância deste ponto de vista, para a solução de determinado problema, ou atingimento de uma meta específica.


 


 – Cultura Geral – Pesquisar, visitar museus, ler, são elementos pouco praticados pelos estagiários (para não dizer pelos brasileiros), aqueles que o fazem ou fizerem certamente ganharam destaque não pelo ato em si, mas por todo benefício que estas atividades agregam a nossa condição humana.


 


Fonte: Anunciatto Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here