A história da Agência da Boa Notícia teve início em 2006, quando um grupo de amigos formado por jornalistas, empresários e professores universitários passou a conversar sobre a necessidade de dar e receber boas notícias. Em 29 de junho de 2006, o grupo realizou o workshop: “Comunicação e Espiritualidade”, no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará. As reuniões dos amigos se tornaram mais freqüentes e, no ano seguinte, em 21 de junho, promoveram o Workshop “Comunicação e Boas Notícias”, também no Centro de Convenções, quando foi instituída oficialmente a ABN e lançado o primeiro regulamento do Prêmio Gandhi de Comunicação.

 

A força e a sintonia para trabalhar em favor do desenvolvimento com harmonia e paz na sociedade fizeram o grupo formar a ABN, cuja diretoria é assim constituída: Presidente – jornalista, professor universitário e escritor Francisco Souto Paulino; Diretor Financeiro, empresário Luís Eduardo Girão; Diretora de Comunicação: jornalista Ângela Marinho; Diretor Institucional e de Projetos: empresário e consultor de empresas Carlos Eduardo Bandeira Araújo; Secretário Geral: professor universitário e jornalista Moacir Maia. No conselho fiscal, estão o engenheiro Fernando Lobo, o advogado Érico Silveira e o radialista Odilon Camargo. Atualmente, também fazem parte da equipe da Agência, como funcionárias, a jornalista Carmina Dias e a secretária Joana D’Arc Martins.

 

Para cumprir sua missão de “estimular a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer, na notícia, o compromisso com a valorização da vida”, a ABN criou, além do Prêmio Gandhi, o site www.boanoticia.org.br e o informativo eletrônico enviado às terças e sextas-feiras. Via e-mail, encaminha também sugestões de pautas positivas para a imprensa. Diretores tem ainda participado de cursos e seminários e palestras sobre a Cultura de Paz em universidades, faculdades, escolas, associações de classe e comunitárias e órgãos governamentais.

 
Fórum

Anualmente, a Agência realiza um grande encontro. Depois dos dois primeiros – Workshop Comunicação e Espiritualidade (junho/2006) e Workshop Comunicação e Boas Notícias (junho/2007) – aconteceram o Workshop Comunicação da Violência ou Violência da Comunicação? (junho/2008), Workshop Comunicação e a Arte de Fazer o Bem (maio/2009). Workshop Comunicação e a Notícia da Vida (maio/2010). Em 2011, o encontro anual da ABN passou a ser denominado Fórum. Nessa modalidade foram realizados o Fórum “Comunicação e Paz na Natureza” (2011), o “Fórum Comunicação e Felicidade” (2012), o “Fórum Comunicação e Juventude” (2013), o “Fórum Comunicação e Criminalidade” e este ano será realizado o “Fórum Comunicação, Internet e Mídias Sociais – Uma reflexão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”. Todos realizados no auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

 

Já o Prêmio Gandhi de Comunicação vem crescendo a cada ano e a ABN agradece a todos os patrocinadores e apoiadores. O concurso começou em 2008 com três categorias: Jornalismo, Publicidade e Estudante Universitário. Em 2009, a diretoria da ABN segmentou mais o concurso, ampliando as categorias para sete, número mantido em 2010.  Em 2011, passou a ter nove categorias, com a novidade de premiar também Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), contemplando a área acadêmica. Em 2013, o Prêmio Gandhi incluiu a categoria Jornalismo para a Internet, totalizando 10 categorias. Em 2015, o concurso chega à oitava edição, também com 10 categorias.

Em tempo

Em oito edições, de 2008 a 2015, o Prêmio Gandhi recebeu inscrições de 545 trabalhos e distribuiu uma soma de R$ 299.000,00 em prêmios. Para o presidente da ABN, Francisco Souto Paulino, o concurso busca influenciar tanto os profissionais como os estudantes em formação a produzirem cada vez mais trabalhos que enfoquem o que de positivo a sociedade apresenta na perspectiva da Cultura de Paz.


Lembrando que os vencedores do Prêmio Gandhi de Comunicação 2015 serão revelados nesta quarta-feira, 11 de novembro, no auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Antes da premiação, a ABN promove, a partir das 19 horas, o “Fórum Comunicação, Internet e Mídias Sociais – Uma reflexão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”. Na ocasião, haverá um debate sobre o crescimento da cultura do ódio, intolerância, preconceito racial e violência na internet.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here