“O futuro do passado do jornalismo”; “A crise do mau jornalismo”; “Jornalismo novo ou novas plataformas”; “Defesa do trabalho, defesa da democracia”; “Regular para democratizar”; e “O jornalismo e a democracia contemporânea” são temas dos painéis seguidos de debates no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em Maceió (Alagoas), de 2 a 6 de abril próximo. As inscrições para delegados e observadores, bem como para teses, já estão abertas no site do evento (36congressojornalistas.com). O evento é promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e realizado pelo Sindjornal – Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas.

 

O tema central do Congresso será “O Jornalista, o Jornalismo e a Democracia”, a ser apresentado na conferência de abertura no dia 2 de abril às 20h. No encontro, a Fenaj prestará homenagem ao jornalista, pesquisador, escritor e professor José Marques de Melo, alagoano de Santana do Ipanema.


Ao longo do dia 2 de abril, acontecerão o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e uma reunião ampliada da Comissão da Verdade instituída pela FENAJ, com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos.

Durante o Congresso, além dos painéis citados, estão programadas quatro Rodas de Conversa, acerca das seguintes questões: “Ética jornalística e democracia”; “O poder feminino nas redações”; “Novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo”; e “Jornalismo investigativo – ferramentas e conflitos éticos na apuração”.


Outras atividades do encontro serão as seis oficinas que tratarão dos tems “Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia”; “Apuração e texto final no webjornalismo”; “Os limites da lei na cobertura eleitoral”; “Jornalismo no rádio”; “Assessoria de imprensa e redes sociais”; e “Jornalismo esportivo – a logística de um repórter na Copa do Mundo”.

Presenças


O Ministro do Esporte Aldo Rebelo, que é jornalista, é um dos palestrantes confirmados. Ele vai falar sobre “Esporte, Jornalismo e Democracia”. Dominique Wolton, especialista europeu em política de comunicação, é outro nome confirmado. O tema da palestra dele é “Jornalismo para humanizar a comunicação”.

 

Entre os coordenadores das oficinas, também já confirmaram participação: Juca Varella que vai ministrar a oficina “A qualidade da imagem e o imediatismo da notícia”; e os jornalistas Fábio Fernandes e Pollyana Ferrari, facilitadores da oficina sobre “Apuração e texto final em webjornalismo”. A dupla também lançará o livro “No tempo das telas: reconfigurando a comunicação”.


Contatos: Federação Nacional dos Jornalistas – (fones: 61 3244 0650 /3244 0658) e Sindjornal – Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas – (fone: 82 3326 9168)

* Com informações do site oficial do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here