O ciclo programático traz live comemorativa ao centenário de Nice Firmeza, lançamento comentado de novas atividades infantis de astronomia, aula de cinema, além de estreias de filmes, em sessões presenciais e virtuais.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com a programação híbrida, ainda na sua grande maioria no formato virtual. No “Férias no Dragão”, tem atrações para todos os gostos, com opções para garantir a sua diversão, mas também para promover o pensamento. Entre 19 e 25 de julho, o complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, trará uma live em celebração ao centenário da artista plástica cearense Nice Firmeza, o lançamento de novas atividades infantis do Planetário, que agora contarão com uma participação superespecial, aula de cinema e estreias cinematográficas, com sessões presenciais e virtuais.

Na segunda-feira (19), em celebração à história e ao legado da multiartista cearense Nice Firmeza, que completaria 100 anos neste domingo (18), o Museu da Cultura Cearense exibirá o documentário “NicEstrigas – Arte e Afeto”, trabalho do fotógrafo e documentarista Tibico Brasil, e realizará uma live com os curadores e pesquisadores Patrícia Veloso e Bené Fonteles, que em 2013 lançaram a exposição homônima no Museu, e que depois virou publicação organizada por Fonteles e lançada pela Editora Terra do Sol, em 2014. Num bate-papo mediado por Valéria Laena, assessora do MCC, os convidados conversarão sobre os laços de afeto e convivência com Nice, além de comentar sua rica e diversificada produção.

Na quarta (21) e na quinta (22), o Planetário Rubens de Azevedo lançará novos conteúdos do programa “Viagem Sideral no Planetário”. Desta vez, a apresentação das atividades contará com a participação especial da astrônoma amadora Nicole Oliveira, a Nicolinha, menina-prodígio que compartilha no canal “As Observações de Nicolinha” seus conhecimentos e interesses em Astronomia. Na quarta (21) e na quinta (22), sempre a partir das 19h30, no canal Planetário no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo), a pequena youtuber vai interagir virtualmente com o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, comentando as partes 1 e 2 do episódio “Dois Pedacinhos de Vidro”.

E como toda quinta é dia de novidades, a agenda do Cinema do Dragão está repleta de atrações. Além das suas tradicionais estreias, que nesta próxima semana trazem “Sibyl”, de Justine Triet, para a sala física, e “Desejo, Paixão e Razão” e “Assassinato em Sparrow Creek” para a sala na plataforma Cinema Virtual (cinemavirtual.com.br), o Cinema lançará, a partir das 12h, no YouTube do Dragão, a 3ª edição da “Sessão Circular”. Com o tema “Impressões e Sobreposições”, a mostra apresentará cinco curtas-metragens com foco em cinema experimental brasileiro: “Pátria”, de Lívia Costa e Sunny Maia; “Zona Abissal”, de Luisa Marques & Darks Miranda; “Drama Queen”, de Gabriela Luíza; “Doze”, de Clara Tempone; e “Tango”, de Fabienne Maia. Os filmes poderão ser conferidos gratuitamente até o dia 5 de agosto.

Ainda na quinta, o Cinema traz a professora, pesquisadora e crítica de cinema Maria Caú para ministrar a “Aula de Filme-Ensaio”, ao vivo, às 19h30 no Youtube do Dragão. Com caráter introdutório, a aula será destinada a interessados em conhecer o conceito de filme-ensaio e as suas possibilidades no espaço do cinema contemporâneo.
Outra boa pedida para quem adora cinema é conferir a primeira edição presencial da “Sessão Clássicos”, que exibirá “A Liberdade é Azul”, o primeiro filme da trilogia das cores do realizador polonês Krzysztof Kieślowski, no próximo sábado (24), em sessão única, com início às 16h30, na sala 2 do Cinema do Dragão. Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) e poderão ser adquiridos na bilheteria física do Cinema e no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

Também no sábado (24), em celebração e reconhecimento ao Dia do Escritor, comemorado no dia 25 de julho, o Museu da Cultura Cearense, por meio do seu Núcleo Educativo, traz profissionais do circuito local para discutir “Produção Editorial Independente em Fortaleza: quais os caminhos possíveis”. A partir das 16h, Anna K Lima, Nádia Camuça e Talles Azigon participam do bate-papo ao vivo, com mediação de Julia Fekete, educadora do MCC.

PROGRAMAÇÃO

19 de julho (segunda-feira)

16h – Live comemorativa do centenário de Nice Firmeza
No Youtube do Dragão

21 de julho (quarta-feira)

19h30 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 1 com comentários da astrônoma Nicolinha
No YouTube do Planetário Rubens de Azevedo

22 de julho (quinta-feira)

12h – Sessão Circular #3 – Impressões e Sobreposições
No YouTube do Dragão

14h – Estreia de “Sibyl” na sala 2 do Cinema do Dragão

Estreias de “Desejo, Paixão e Razão” e “Assassinato em Sparrow Creek” na sala do Cinema na plataforma Cinema Virtual

19h30 – Aula de Filme-Ensaio com Maria Caú (RJ)
No YouTube do Dragão

19h30 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 2 com comentários da astrônoma Nicolinha
No YouTube do Planetário Rubens de Azevedo

24 de julho (sábado)

16h – Live “Produção Editorial Independente em Fortaleza: quais os caminhos possíveis”, com Anna K Lima, Nádia Camuça, Talles Azigon e mediação de Julia Fekete

16h30 – “Sessão Clássicos” no Cinema do Dragão – “A Liberdade É Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski
na sala 2 do Cinema do Dragão

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 19 e 25 de julho de 2021
Horários diversos
Programações presenciais na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Programações virtuais no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), Canal do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo) e na sala do Dragão no Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br)

Consulte mais detalhes da programação no site www.dragaodomar.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here