
A companhia cearense Teatro de Caretas inicia, no dia 7/10, uma temporada gratuita de seu mais recente espetáculo, Final da Tarde. A peça vai percorrer as três unidades da Rede Cuca, com apresentações às 19h.
O drama se baseia numa experiência diferente de teatro de rua, tanto na relação entre ator e público como na relação com a cidade. Esta é, além de cenário, a própria dramaturgia de Final da Tarde, já que a história da peça foi construída a partir de experimentações do grupo em diversos locais de Fortaleza e Juazeiro do Norte, bem como em sala, com jogos e exercícios, e a partir dos encontros com o diretor André Carreira.
Final da Tarde propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. Não há palco nem formalidades de início e fim. A história de uma mãe, seu filho e seu marido no dia a dia de Fortaleza vai invadir os Cucas e Final da Tarde se desenrolará no instante cotidiano.
O espetáculo é resultado da pesquisa “A cidade como dramaturgia: uma experiência de atuação na rua”, realizada pelo grupo durante o Laboratório de Criação Teatral 2014, da Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza.
A peça foi construída a partir de diferentes experimentações cênicas do Teatro de Caretas com transeuntes do Mercado São Sebastião, Terminal Parangaba, Praça dos Leões e Praça da Estação, em Fortaleza, e de uma praça em Juazeiro do Norte, no Cariri. A partir dessas experiências, a história foi se construindo.
Sobre o Grupo
O Grupo Teatro de Caretas atua em espaços abertos não convencionais desde 1998. Investiga formas contemporâneas teatrais à luz dos mestres do teatro, reconhecendo o valor simbólico dos mitos que estão presentes nas artes populares.
Do Cuca Barra, a peça segue em cartaz no Cuca Jangurussu (4/10) e Cuca Mondubim (21/10)
Serviço
Final de Tarde
Quarta-feira, 7, às 19h
Local: Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)