O curso é totalmente gratuito e composto por 8 módulos. Ao final da capacitação, os alunos que atingirem média 7,0 receberão um Certificado de Conclusão de 40 horas. 

 

Detectar precocemente os sinais e sintomas do câncer ainda é a principal estratégia na busca pela cura dessa doença que é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Diferente do que acontece com o público adulto, não existem medidas que previnem o câncer pediátrico, salvo as vacinas contra Hepatite B e HPV. Por isso, o diagnóstico precoce é o principal aliado nesta luta. Buscando capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde, bem como os profissionais que convivem com o público infantil (pais, educadores, etc), a Associação Peter Pan (APP) está lançando seu primeiro Ensino a Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I, com foco no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Ao todo são 8 módulos que abordam desde políticas públicas, passando pelos os sinais e sintomas dos principais tipos de câncer, bem como condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e uso do APPonco, aplicativo criado pela Associação Peter Pan e que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação e esclarecimento de dúvidas.

Os interessados devem fazer a inscrição no link https://ead.app.org.br/login/signup.php. Após o início das aulas, o aluno terá 60 dias para concluir todos os módulos e realizar o teste final. Aqueles que obtiverem média mínima 7,0 irão receber o certificado de conclusão do curso, emitido na própria plataforma.

Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres, oncohematologista pediátrica, Superintendente Médica da Associação Peter Pan e responsável pelo projeto explica a importância da sociedade como um todo realizar essa capacitação. “É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas e ajudar esses pequenos a terem um futuro. Recentemente foi aprovada a Lei de Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica que reforça que as unidades de saúde de todo o Brasil, bem como seus profissionais estejam qualificados para identificar os sinais do câncer e atender esse paciente da forma mais célere possível. O EAD Salvando Vidas I veio para contribuir nesse processo”.

Desde de 2007, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior do Ceará, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. As aulas aconteciam de forma presencial, porém, com a pandemia, a instituição precisou se adaptar à nova realidade e abraçar o formato virtual. A Dra. Sandra Emília fala sobre as perspectivas de futuro com o novo aparato tecnológico. “Há 13 anos capacitamos profissionais de diversos munícipios do Ceará, contribuindo para elevar a esperança de cura de tantas crianças e adolescentes. Com a pandemia, em 2020, esse trabalho entrou em pausa e foi necessário nos adaptarmos a esta nova realidade. Agora, com conhecimento a distância de um clique, nossa perspectiva é ampliar essa rede de apoio. O profissional de saúde não precisa mais sair da sua casa ou do trabalho para ter acesso à informação. Nosso objetivo neste primeiro momento é capacitar todos os municípios cearenses, mas não pretendemos parar aí. Queremos levar a esperança de vida e cura para as crianças e adolescentes de todo o Brasil”.

Conhecendo a grade de conteúdos 

Introdução – com Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).

Unidade 1 – Política Nacional para prevenção e controle do câncer e epidemiologia do câncer – Anice Holanda Nunes Maia (Psicóloga).

Unidade 2 – Os sinais e sintomas comuns ao câncer pediátrico – com Dra. Patrícia Narelly Cruz Silva (Oncopediatra) e Dr. Eugênio Pacelli de Oliveira Melo (Oncopediatra).

Unidade 3 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 1 – com Dra. Viviany de Oliveira Viana (Oncohematologista pediátrica) e Dra. Nádia Mendonça Trompiere (Oncopediatra).

Unidade 4 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 2 – com Dr. Carlos Artur da Costa Moraes (Oncohematologista pediátrico) e Dra. Márcia Lima Verde Campos de Oliveira (Oncopediatra).

Unidade 5 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 3 – com Dra. Nadia Gurgel Alves (Oncopediatra) e Dra. Mayara Satsuki Kunii (Oncopediatra).

Unidade 6 – Probabilidade do câncer infantojuvenil – Parte 4 – com Dra. Renata Rolim de Sousa (Oncohematologista pediátrica).

Unidade 7 – Organização do sistema de referência e contrarreferência – com Dra. Selma Lessa de Castro (Oncohematologista pediátrica).

Unidade 8 – Ferramenta tecnológica de consulta de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil – com Sandra Emília Almeida Prazeres (Oncohematologista Pediátrica).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here