Um total de 274 detentos da região metropolitana de Fortaleza atingiu bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, os quais foram inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nessa última quinta-feira (14). Caso conquistem uma vaga no Ensino Superior, os presos aprovados aguardarão por uma decisão judicial para frequentarem às aulas.


As inscrições no Sisu ficaram por conta da Escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pela Educação dentro dos estabelecimentos penais da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o diretor da escola, Raimundo Nonato, “esses resultados são fruto principalmente do comprometimento dos professores, que não poupam esforços para ofertar uma educação de qualidade aos nossos alunos”.


A coordenadora pedagógica Poennia Gadelha chama a atenção para o fato de que “a Educação nos presídios, além de enfatizar os conteúdos pragmáticos, exerce uma influência muito positiva na vida dos internos, contribuindo para que eles se sintam motivados a construir um novo projeto de vida”.


A motivação da qual fala a coordenadora pode ser percebida na elevação do número de inscritos nas últimas edições do Enem voltado para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). No ano de 2014, a escola inscreveu 719 internos; em 2015, esse número se elevou para 1.070. A EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider foi destaque nacional em virtude do número de inscritos no Enem PPL.

À espera de uma decisão judicial: da cela para a sala de aula

Em 2014, 15 alunos da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider foram aprovados em universidades e faculdades cearenses, mas apenas dois deles obtiveram respostas favoráveis da Justiça para frequentarem às aulas.


A esse respeito, a Poennia Gadelha afirma que o “Ensino Superior extramuros é uma das melhores formas de ressocialização, pois, além de proporcionar o conhecimento e a qualificação profissional, reintegra gradualmente o interno à sociedade. Assim, lamentamos que se prefira o preso enjaulado a tê-lo sentado nos bancos de uma universidade”.

Destaque na Redação

Cinco alunos da escola obtiveram 840 pontos na Redação do ENEM PPL, cujo tema foi “O histórico desafio de se valorizar o professor”. (Saiba mais: https://www.infoenem.com.br/analise-do-tema-da-redacao-do-enem-ppl-2015/)


Um desses educandos disse que “foi muito bom escrever sobre esse tema, pois ele faz parte da vida de todos nós, que já fomos, somos ou seremos alunos algum dia. Reconhecer o valor de um professor é compreender a sua relevância na formação de uma nação inteira, pois eles contribuem diretamente para que busquemos ser pessoas melhores e, assim, construamos um mundo mais justo”

Sobre a primeira escola de educação em prisões do Ceará

Criada em abril de 2013, a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider é a primeira escola do Estado do Ceará designada para atender, exclusivamente, à demanda de educação nos estabelecimentos penais da região metropolitana de Fortaleza-CE. A instituição de ensino está localizada na BR 116, km 17, s/n, no município de Itaitinga-CE.


Apesar de funcionar administrativamente no município de Itaitinga, as aulas efetivamente acontecem dentro das seguintes unidades prisionais: Cadeia Pública de Maracanaú; Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto; Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto; Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva; Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa; Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira; Instituto Penitenciário Francisco Hélio Viana de Araújo e Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes.


A escola atende, nessas unidades prisionais, a 784 alunos divididos em 48 turmas, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com informações de Poennia Gadelha, doutoranda em Educação (UFC), coordenadora escolar e membro da comissão de remição de pena nos estabelecimentos penais do Estado do Ceará.


*Foto: Divulgação / Poennia Gadelha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here