As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza




Imagine um concerto musical gratuito que reúne Orquestra de Cordas, Camerata de Violões, Duo de Piano e Violino e Coral Infantojuvenil ? As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza. O Concerto será realizado dia 3 de dezembro, às 16 horas, no Cineteatro São Luiz.

   

Os músicos, educandos do Programa de Música Jacques Klein, criado pelo IBLF, fazem parte dos grupos de referência da instituição. A Orquestra Jacques Klein, formada em 2014, reúne 18 músicos. Durante o Concerto, irá interpretar compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.


A Camerata de Violões, constituída também em 2014, tem 12 integrantes escolhidos no curso de violão do Programa Jacques Klein. No repertório, Heitor Vila Lobos, Luiz Gonzaga e Pixinguinha. O Coral Infantojuvenil do IBLF é composto por 35 crianças e jovens, entre sete e 16 anos, que irão cantar músicas populares diversificadas. Dois educandos, um no piano e outro no violino, apresentarão para a plateia o 2o Minueto de Bach.

 
Histórico

O Concerto é a expressão de uma formação musical que se iniciou em 2012, quando os alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, aprenderam os primeiros acordes musicais. O grupo era constituído por 60 jovens residentes do Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré. Parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro, em 2013, e a Universidade Federal do Ceará, em 2014, possibilitaram a criação de outros dois núcleos do Instituto nos bairros Henrique Jorge e José de Alencar, respectivamente.


Quatro anos marcaram uma evolução no tempo e na proposta do projeto, que hoje reúne 400 crianças e adolescentes, entre sete e 20 anos, que participam dos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e canto coral, todos tendo a iniciação musical como base comum.


Além da música, a instituição mantém o Programa de Karatê Bushi No Te, que significa mãos de guerreiros, onde são atendidos 200 alunos entre quatro e 20 anos. Os 520 educandos da instituição e seus familiares são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais por meio do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano.

 
Programação       

Duo de Piano e Violino

2o Minueto de Bach (2’)

 

Camerata de violões – Regência Armando Costa

Carinhoso – Pixinguinha; 4’

Algodão – Luiz Gonzaga e José Dantas; 3’-4’

Gavota Choro – Heitor Vila Lobos; 4’-5’

    

Orquestra Jacques Klein – Regência Maestro Arley França

Aria – Bach

Amazing Grace – domínio público                                 

Jesus Alegria dos Homens – Bach

Aleluia – Händel


Coral Infantojuvenil – Regência Clara Luz

Adeste Fideles – Domínio Público

Yonder come day – Judith Cook Tucker

Here comes the Sun – George Harrison

 

Os três grupos de referência juntos – Orquestra Jacques Klein, Camerata de Violões e Coral Infantojuvenil

Benke – Milton Nascimento

Agnus dei – Michael Smith

 

Realização

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF é uma organização sem fins lucrativos, que contribui desde 2012 com o desenvolvimento humano e a transformação social através da educação musical, do karatê e da formação cidadã.

Serviço

Concerto

Data:03/12/2016 Horário: 16 horas

Local: Cineteatro São Luiz – Praça do Ferreira – Centro
www.iblf.org.br
Facebook: institutobeatrizelaurofiuza

 


 Com informações da Assessoria do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here