A junção do fazer teatral, com a tradição oral e dos contos populares é a marca da Cia Meias Palavras, de Pernambuco. Esta semana, o grupo vem a Fortaleza a convite do 5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, para apresentar dois espetáculos e conversar com educadores, artistas e público interessado sobre os processos de criação.


Com o título “Conversas da Ribalta”, o bate-papo acontecerá em dois momentos, dia 9 às 19h30 e dia 11 às 18h30, tendo como base os espetáculos “Seu Rei Mandou” (que será apresentado no dia 09, às 14h e 18h) e “As Travessuras de Mané Gostoso” (com apresentação nos dias 10 e 11 às 17h). A programação da Cia Meias Palavras no TIC acontecerá no Sesc Senac Iracema e é gratuito.


Além dos espetáculos e da conversa, o grupo traz ao festival o Espaço Itinerante de Leitura nos Teatros, uma iniciativa pioneira com a intenção de promover e partilhar com as crianças, pais e espectadores os livros de literatura que serviram e servem de inspiração para as criações dos seus espetáculos. Em sua primeira circulação, o acervo temático sobre histórias de reis, pesquisado para o espetáculo “Seu Rei Mandou”, reúne 20 títulos. O Espaço funcionará no Sesc Senac Iracema, antes dos espetáculos.

OS ESPETÁCULOS DA CIA MEIAS PALAVRAS NO TIC


Seu Rei Mandou – Inspirado pela tradição oral, o espetáculo narra a trajetória de tirania, bravura e bonança de três reis através das histórias: “A Lavadeira Real”, “O Rato que roeu a Roupa do Rei de Roma” e “O Rei Chinês Reinaldo Reis”. Todas recontadas e criadas pelo escritor, ator e contador de histórias Luciano Pontes, acompanhado por flauta e tambor do músico Gustavo Vilar.


As Travessuras de Mané Gostoso – A peça conta as estripulias de um brinquedo da nossa herança cultural, o Mané Gostoso. Ele vive tranquilo em sua vidinha na cidade de Boitiboia, até a chegada de um Forasteiro que o desafia. Os atores brincam com o público na escolha de quem viverá o papel do Mané Gostoso. Criando, a cada dia, um espetáculo diferente, cheio de surpresas, humor e poesia.

FESTIVAL TIC


Com o tema “Lugar de criança é em todo lugar”, o 5° TIC prossegue até 12 de outubro, com programação gratuita em Fortaleza e Sobral. Esta edição faz uma referência aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que defende os direitos da criança, entre os quais, o acesso à cultura.

ATIVIDADES DA CIA MEIAS PALAVRAS NO TIC:


09/10/2015 (sexta-feira)

– 14h* e 18h – Espetáculo “Seu Rei Mandou” – Cia Meias Palavras (PE)

– 19h30 – Bate-Papo “Conversas da Ribalta”


10/10/2015 (sábado)

– 17h – Espetáculo “As Travessuras de Mané Gostoso” – Cia Meias Palavras (PE)


11/10/2015 (domingo)

– 17h – Espetáculo “As Travessuras de Mané Gostoso” – Cia Meias Palavras (PE)

– 18h30 – Bate-Papo “Conversas da Ribalta”


Local: Sesc Senac Iracema

Rua Boris, 90 – Praia de Iracema – Fortaleza.


* sessão exclusiva para escolas

SERVIÇO




5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. De 02 a 12 de outubro com programação em Fortaleza e Sobral. Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.


 


Foto: divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here