Quem mora em Fortaleza, é adicta ou familiar de uma pessoa com esse problema e está em busca de auxílio espiritual para enfrentar e superar as questões relativas à dependência de qualquer tipo de droga, pode contar com o Centro Espírita Irmão Leite (CEIL) que iniciou neste semestre o PAZ – Programa Adicção Zero. Localizado na Av. Carapinima, 2306, no Benfica, vizinho ao Hospital Nosso Lar, o Centro promove os encontros do Programa às terças-feiras, a partir das 19h30. Para participar, a pessoa interessada deve entrar em contato com o CEIL. Os participantes recebem a recomendação de manter o sigilo sobre os problemas compartilhados no grupo de apoio mútuo.


A ideia de criar um programa dessa natureza vem de algum tempo, a partir de visitas feitas ao Hospital, mantida pela Instituição Espírita Nosso Lar, como relatou Aparecida Cândido, presidente do CEIL e trabalhadora voluntária do Paz, em entrevista ao jornal Ceará Espírita. “Nós fazemos um trabalho de visitas lá várias vezes na semana e a gente vê a necessidade de intervir no problema da dependência química. Nós temos a intenção de levar a terapêutica espírita para essas pessoas, explicando que existem também aspectos espirituais dentro do processo que eles estão passando”, diz.

 

A metodologia aplicada durante os encontros é inspirada no Programa dos 12 Passos criado em 1935 nos Estados Unidos por William Griffith (Bill) e Robert Smith (Bob), para grupos de Alcoólicos Anônimos e hoje utilizado em diferentes grupos de ajuda mútua. No PAZ, a peculiaridade é que o encontro é aberto com leitura do livro Evangelho Segundo o Espiritismo, seguida de um rápido comentário. Logo após, é feito o estudo de um dos “12 Passos” e iniciado o momento quando cada um pode compartilhar sua história com os demais. A reunião termina com a aplicação da fluidoterapia (passes).


Embora com pouco tempo de existência, o PAZ, segundo Aparecida, já apresenta resultados positivos a partir do relato dos participantes.  Um conta que entendeu ser  “a vontade”, um passo inicial para sua melhora. Outro, revela que após o encontro com pessoas vivenciando seu mesmo problema passou a se sentir “mais calmo e capaz de perceber a alegria em pequenas coisas”. Aos poucos, o apoio recebido no grupo vai fortalecendo os participantes.

Mais informações: Centro Espírita Irmão Leite – Av. Carapinima, 2306,  Benfica, às terças-feiras, a partir das 19h30


Com informações do jornal Ceará Espírita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here