O Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto e para ajudar as pessoas que querem se iniciar nas ações filantrópicas ou agregar mais uma iniciativa do tipo ao seu dia a dia, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 53 anos no Brasil, vai iniciar o curso para seleção de novos voluntários em mais de 40 postos de atendimentos simultaneamente em todo, o Brasil. Em Fortaleza, o Programa de Seleção de Voluntários terá início no dia 30 de agosto 2015.


As atividades ocorrerão das 8h às 18h, no Centro Juvenil Dom Bosco (Av. Luciano Carneiro 2.470 – Bairro Vila União). Os interessados podem fazer a inscrição pelos telefones (85) 3257 1084 ou 141 ou pelo e-mail fortaleza@cvv.org.br. Nilza Viana, voluntária e porta-voz do CVV Nordeste, informa que podem participar do curso de seleção pessoas a partir de 18 anos que disponham de tempo (quatro horas e meia por semana) para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas.


Ela explica que, no encontro do próximo dia 30, a pessoa interessada vai conhecer a metodologia do CVV e fazer um trabalho de autoconhecimento. Se se identificar com o esse serviço solidário, poderá se aprofundar participando de nove encontros que a capacitarão para ser um efetivo voluntário do CVV.


O CVV de Fortaleza atende cerca de 1.600 ligações por mês pelo número 141. De acordo com Nilza Viana, atualmente 42 voluntários fazem os atendimentos se revezando. Como a demanda é crescente e o trabalho é feito 24 horas por dia, o CVV está realizando mais um curso para a formação de novos voluntários.


NO BRASIL


“Quem busca a ajuda do CVV normalmente está vivendo um momento de conflitos internos, sensação de solidão e necessidade de conversar”, explica Carlos Correia, voluntário do CVV de São Paulo há 22 anos. O curso de formação será realizado em mais de  20 cidades do país. Com sua experiência, Carlos esclarece que o voluntário aprende muito já durante o curso. “Além de auxiliar outras pessoas, a possibilidade de ouvi-las traz benefícios diretos para nós. Com o tempo, muitas vezes mudamos a forma como encaramos a vida, as outras pessoas e nós mesmos”, comenta.


Para ter informações sobre data, horário e local em outras cidades, acesse a página do CVV (www.cvv.org.br) ligue 141 ou informe-se no CVV mais próximo de você. Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141


SOBRE O CVV


O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.


É associado ao BefriendersWorldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.


Com informações do CVV em Fortaleza e da assessoria de imprensa nacional do CVV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here