A Festa de São Pedro dos Pescadores, tradição cultural e religiosa de Fortaleza surgida na década de 1930, tem este ano o tema  “Vocacionados como São Pedro a Serviço de Jesus”.  O foco das comemorações é na Capela de São Pedro, no Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes. Diariamente acontecem missas às 18h30 e quermesse. O encerramento será no domingo, 29 de junho, com a tradicional Procissão Marítima dos Pescadores com a Imagem de São Pedro,  logo após missa a ser celebrada às 7h.


De acordo com o Evangelho, Pedro era pescador. Originalmente se chamava Simão e foi convidado por Jesus Cristo a segui-lo, transformando-se em “pescador de almas”.  


Bem imaterial


A Festa de São Pedro dos Pescadores, a igrejinha que leva o nome da festa e o seu entorno no Mucuripe representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro foi proposto e legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei Nº 9.347/2008. Reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas outras práticas sócio-culturais intangíveis e de valor inestimável.


Mais informações: Paróquia Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe – (fone:  85 3263 1538)  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here