O estudo aborda o efeito da covid-19 e a saúde mental dos agentes comunitários no Brasil e conta com a participação de pesquisadores cearenses, paraibanos, piauienses e pernambucanos.

Um grupo de pesquisadores brasileiros da rede Nós APS Brasil irá compartilhar os resultados de uma pesquisa inovadora na Harvard University, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 25 deste mês. Entre os quais, destacam-se representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).

A pesquisa em questão teve início em 2019 e oferece uma análise profunda sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nos processos de trabalho e na saúde mental dos agentes comunitários de saúde (ACS) em oito municípios nordestinos (quatro capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha).

Os dados coletados revelam uma correlação entre os indicadores da violência urbana e a capacidade dos ACS de desempenhar suas funções, inclusive no contexto da pandemia, influenciando no desempenho desses profissionais e em sua saúde mental. A pesquisa, financiada pela Fundação Lemann/Universidade de Harvard, Fiocruz e Funcap, é coordenada pela Professora Dra. Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira-Meyer, da Fiocruz Ceará, atualmente pesquisadora visitante na Harvard University.

Este encontro não só marca uma importante colaboração entre pesquisadores brasileiros e americanos, mas também destaca a relevância do trabalho desenvolvido pelo grupo “Nós APS Brasil”, que busca aprofundar os conhecimentos na área da atenção primária à saúde e propor soluções para os desafios enfrentados na Estratégia Saúde da Família.

Grupo Nós APS Brasil

A rede Nós APS Brasil é formada por pesquisadores da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019 a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa pré-existentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede Fiocruz Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente, dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para o enfrentamento dessas questões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here