Imagem: Blinclass/Divulgação

 

É cada vez mais comum que a sociedade tenha conhecimento de histórias inspiradoras de pessoas que transformaram suas vidas, em seus mais variados aspectos, por meio da prática esportiva. Não por acaso, esse é o caminho que muitos encontram para não apenas encarar os desafios, mas, acima de tudo, superá-los, com disciplina, empenho e positividade.

Quem sabe bem disso são homens e mulheres que possuem algum tipo de limitação, física e/ou motora. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 45 milhões de brasileiros com deficiência, o que representa 25% da população do País. E é justamente no esporte que muitos encontram a motivação e a força de vontade para ultrapassar qualquer obstáculo.

Esse é o caso do professor universitário, modelo e personal-trainer, Hendson Baltazar, representante do Brasil no Concurso Manhunt Internacional, que acontecerá na Ásia no segundo semestre de 2021. Em 2014, o cearense sofreu um grave acidente automobilístico, no qual perdeu parte da perna, fato que mudou sua vida completamente e o fez se reinventar. O caminho encontrado foi por meio do esporte, que, na verdade, já era sua paixão antiga. Hendson foi atleta amador do Ceará Sporting Club até os 17 anos. A aula preferida na escola, como não poderia deixar de ser, era a de Educação Física. Depois, se encontrou na musculação, modalidade que ele pratica até hoje.

“Sem dúvida, a musculação foi o meu maior suporte após o acidente, embora também tenha feito natação e futebol adaptado. Foi o que me trouxe qualidade de vida, aumentou minha autoestima e que me fez entender que posso estar onde eu quiser e ainda sair vencedor”, afirma.

Hendson Baltazar conquistou a vaga ao participar da 13ª edição do Mister Brasil CNB, realizado no dia 5 de dezembro de 2020, no Distrito Federal (Brasília). Na ocasião, ao receber o título de Mister Brasil Manhunt 2021, tornou-se também a primeira pessoa com deficiência física amputada a alcançar um título de beleza masculina nacional na história do país.

E tudo aconteceu meio que por acaso, como o cearense costuma explicar. Com sua rápida evolução na prática de atividade física após o uso da prótese, os organizadores do concurso entraram em contato e o convidaram para participar. “Eles me explicaram que, no concurso de Mister, não era só o fator beleza que importava, como também todo um conteúdo de engajamento social. E foi aí que eu me interessei, pois eu poderia de fato agregar mais valor ao Projeto Social Anjos de Deus, do qual faço parte, e assim levar uma mensagem positiva usando a faixa de Mister”, destaca.

E, de fato, para Hendson Baltazar, o concurso abriu muitas portas. Foi a partir dele que veio seu primeiro contrato como modelo, com a BLINCLASS, marca que tem entre seus maiores pilares a inclusão e sustentabilidade. Ele será também a primeira pessoa com deficiência a disputar o Manhunt na competição internacional. Mas, o mais importante, segundo o modelo, é continuar levando uma mensagem positiva sobre a luta das pessoas com deficiência e o seu projeto social para um público ainda maior.

“Tive que matar dois leões por dia para alcançar o nível dos candidatos. Mas foi na pratica esportiva, mais especificamente na musculação, que percebi que era, sim, possível competir de igual para igual e ainda vencer. Quero mostrar para as pessoas que o impossível não existe quando você busca e não desiste”, finaliza.

Sobre o Manhunt internacional

O Manhunt International é um tradicional e importante concurso de beleza masculina realizado desde 1993. Anualmente, a competição recebe mais de trinta países de diversos continentes em cidades-sedes diferentes, sendo realizado com mais frequência no continente asiático.

https://instagram.com/blinclass
https://www.instagram.com/hendsonbaltazar/
http://www.manhunt.international/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here