Do Ceará para Colômbia! Estudante do Centro de Formação Profissional Waldyr Diogo de Siqueira, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) da Barra do Ceará, Mauri Saraiva dos Santos, 20 anos, será um dos 34 competidores que defenderão o Brasil no WorldSkills Americas. O evento é uma competição interamericana de profissões técnicas a ser realizada em Bogotá, na Colômbia, entre 1º e 6 de abril.


Os jovens que representam o Brasil passaram por cursos de formação nas escolas do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O aluno Mauri Saraiva dos Santos vai competir na área de eletrônica e está em treinamento desde dezembro do ano passado. Mauri também foi medalha de bronze na modalidade Eletrônica Industrial na última Olimpíada do Conhecimento em 2012. Vale destacar que nas duas primeiras edições da competição, a delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas.


O estudante cearense está confiante e almeja trazer uma medalha de ouro para o estado. “Nós treinamos muito. Uma parceria entre os SENAIs do Ceará e do Rio Grande do Sul me proporcionou treinar com o professor João Olegário, que é um avaliador com larga experiência na área de eletrônica industrial”.


Para o professor Sales Brandão, responsável pelo seu treinamento, o aluno está há cerca de quatro anos estudando na unidade. Atualmente faz o curso Técnico em Eletrotécnica. “Ele está muito bem preparado, tanto na parte teórica como prática. Parte do seu treinamento foi feito em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com um expert da área. Temos as melhores expectativas”, destaca.

Sobre o WorldSkills Americas

O WorldSkills Americas chega, em 2014, à sua terceira edição. Nas duas primeiras, realizadas no Rio de Janeiro, em 2010, e em São Paulo, em 2012, o Brasil alcançou o melhor resultado entre os demais participantes. Em São Paulo, foram 26 ouros, quatro pratas e três bronzes.


Entre 1º e 6 de abril, aproximadamente 200 jovens de 17 países das Américas defendem suas bandeiras em provas que simulam as tarefas realizadas no cotidiano das empresas. O torneio avalia a qualidade da educação profissional oferecida nos países participantes. Os brasileiros disputam medalhas em 31 ocupações profissionais, que abrangem áreas como mecatrônica, instalação hidráulica, tecnologia da moda e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Esta última é novidade da edição 2014.


Nas provas, os competidores executam os desafios de acordo com prazos estabelecidos e padrões internacionais de qualidade. As provas são elaboradas segundo normas vigentes, conceitos de projetos e novas tecnologias.

O SENAI Barra do Ceará – Centro de Formação Profissional Waldyr Diogo de Siqueira fica na Av. Francisco Sá, 7221 – Barra do Ceará




Mais informações:  SENAI Barra do Ceará  (85) 3421-5500

Com informações da Assessoria de Comunicação – SFIEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here