Imagem: Divulgação

A Associação Beija Flor firma uma nova parceria com ONG Internacional SmileTrain e recebe financiamento para construção de um centro de reabilitação craniofacial especializado em fissura labiopalatina. O marco zero da obra será inaugurado nesta terça-feira, dia 15 de dezembro.

A expansão da sede da Associação Beija Flor é um sonho antigo e agora a realização é um marco na trajetória da instituição que no dia 17 de dezembro completa 19 anos, oferecendo todo o acompanhamento necessário com uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, ortodontistas, nutricionista, psicólogo, fisioterapia, cirurgião plástico e cirurgião buco maxilo facial, pediatra, assistente social, otorrinolaringologia, professora de música e ainda uma instrutora de artesanato, entre outros.

A concretização deste sonho só é possível devido à parceria de 10 anos com a SmileTrain, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina, presente em mais de 70 países e com mais de 40 centros parceiros de atendimento no Brasil. A Smile Train promove um modelo de saúde sustentável e escalável, usando o conceito “Ensine o homem a pescar”, que visa empoderar profissionais de saúde locais com treinamento e também provendo recursos e financiamento para ajudar a fornecer cirurgia e todos os tratamentos complementares necessários, gratuitos, para melhorar drasticamente a vida das pessoas nascidas com essa condição, a fim de que elas sejam prósperas, saudáveis e independentes.

O objetivo da Smile Train com essa doação é oferecer um centro de tratamento completo com ambulatórios e salas cirúrgicas, para, assim, permitir que a Associação Beija Flor, com sua própria estrutura, tenha o apoio ao tratamento oferecido pela SmileTrain e também consiga apoio do SUS e outros parceiros para viabilizar uma completa reabilitação do paciente.

Imagem: Divulgação

A parceria SmileTrain e Associação Beija Flor já vem fazendo toda a diferença na região, uma vez que na sede da associação, são realizados uma média de 400 atendimentos mensais, totalizando em seu cadastro cerca de 1.170 pacientes.

Desde sua fundação a Associação Beija Flor já idealizava esta expansão com a aquisição de um espaço que permitisse a realização de cirurgias corretivas, as quais até então são realizadas em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin. Ficando a atual sede apenas para consultas e exames, como a nasofibrolaringoscopia, que hoje também só se tornou realidade devido à doação proveniente de parceria com a Smile Train.

Após inauguração desse centro de tratamento, prevista para maio de 2022, a expectativa é poder realizar inicialmente cerca de 40 cirurgias por mês, com previsão de aumento deste número para até 160 à medida que surgirem parcerias que possam auxiliar na sustentabilidade do projeto. Com isso, espera-se reduzir a demanda reprimida hoje existente, fato que contribui para o surgimento de possíveis sequelas que podem afetar este público quando não lhe é oferecido um tratamento na idade certa, pré-estabelecida pelos protocolos que hoje determinam os procedimentos necessários para total reabilitação.

Serviço:

Marco Inicial

Hospital SmileTrain I Associação Beija Flor

15 de dezembro às 09h00

Av Alberto Craveiro, 222, Castelão – Fortaleza – CE

Link para a sala virtual será enviado junto com o convite.

Por conta da pandemia, no local estarão presentes apenas representantes da Smile Train, Beija Flor, algumas autoridades e imprensa. Mas, simultaneamente uma sala virtual estará aberta para receber muitos outros convidados, que poderão interagir em tempo real, durante o evento.

Sobre a Associação Beija Flor

A Associação Beija Flor é uma entidade filantrópica, a qual se mantém exclusivamente de doações, e oferece tratamento gratuito multidisciplinar para garantir a reabilitação de crianças, jovens e adultos que nascem com lábio leporino (fissura labiopalatina). A instituição é formada por profissionais e pais voluntários que juntos lutam pela causa. Além disso, realiza ainda ações sociais, como: doações de latas de leite, cestas básicas, fraldas descartáveis entre outras iniciativas de cunho solidário. É a única Associação em todo o Ceará com este propósuto e por isso recebe demandas inclusive de outros Estados.

Sobre a SmileTrain

A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Promovemos uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a capacidade de comer, respirar, falar e finalmentea prosperar.

Para saber mais sobre a abordagem sustentável da SmileTrain e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite smiletrainbrasil.com.

Facebook: /AssociacaoBeijaFlor

Instagram: /associacaobeijaflor

Site: www.associacaobeijaflor.org

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here