Um casal de veterinários cearenses viajou para para Canoas, no Rio Grande do Sul, para ajudar no resgate e no tratamento de animais vítimas das enchentes recentes. Camilla Simões Nogueira, 36, e Ziliberto Gondim Simões Júnior, 31, moram e trabalham em Aracati, no Litoral Leste do Estado, e já atuam no atendimento veterinário em locais de difícil acesso. “A gente procura saber onde estão precisando do nosso auxílio e a gente vai, faz atendimento gratuito”, disse Camilla.
De acordo com a veterinária, antes de vajarem para o local, ela e o marido contataram veterinários que estão no Rio Grande do Sul para entender quais são as necessidades mais urgentes deles. “A gente resolveu arregaçar as mangas e ir. Estamos aqui por conta própria, mas recebendo ajuda de pessoas que ficaram sabendo do nosso trabalho. A gente busca ajuda para comprar as medicações e ajudar o máximo de animais que pudermos com medicações injetáveis, medicações orais, soro”, citou a veterinária.
Segundo Camilla, a maior parte dos animais resgatados nas enchentes precisa de tratamento específico por ter aspirado água suja. Além disso, muitos necessitam de vacinas e cuidados especiais, uma vez que estão abrigados juntos em um mesmo galpão. “A gente está dando auxílio veterinário para esses postos, muitos deles improvisados, que estão abrigando os animais”, explicou Camilla. O casal está hospedado na casa de um ativista que também está trabalhando voluntariamente nos resgates.
De acordo com a venterinária, são muitos animais que tiveram lesões e cortes durante a enchente. São animais que desidrataram pelo tempo que passaram nas casas sem estarem sendo alimentados, sem água. Muitos deles estão com muitos parasitas, precisando de vermífugo, toalhas, caminhas. São resgatados muito molhados. Estão precisando de doação de toalha, alimento, sachê, casinha. [Os voluntários] Estão pedindo até o básico, para repor a demanda”, completou a profissional.
Pelas redes sociais, Camilla e o marido registram o dia-a-dia dos atendimentos a centenas de animais que não param de chegar aos abrigos na cidade gaúcha.¨Quando a gente chegou, parecia que estávamos naqueles filmes de catástrofes que a gente assiste. Apesar de ter bastantes profissionais ajudando, o problema é que ainda tem mtos animais para serem resgatados e os suprimentos vão acababando e precisamos repor¨, relata a veterinária.
Como ajudar ?
O casal está recebendo ajuda tanto em PIX como em doações de medicamentos e itens necessários para os cuidados com os animais. Veja, abaixo, a lista de remédios veterinários que estão precisando no estado gaúcho:
- Acura
- Agemoxi
- Enrofloxacina
- Meloxicam
- Dexametasona
- Acepran
- Dectomax
- Vermífugo
- Seringa com agulha de 3 ml/1 ml/20 ml
- Cateter venoso 24/22/20/16
- Ketamina
- Sedanew
- Tramadol
- Luvas descartáveis P e G
- Gazes
- Fio de sutura nylon 3.0 e 0
- Flumax
- Rubralan
Também é possível ajudar ao casal por doações via PIX, com a chave: veterinariosnocampo@gmail.com.
Com informações da redação da ABN e do jornal Diário do Nordeste.