O Projeto Casa da Criança – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, voltada para os direitos das crianças e adolescentes apresenta amanhã, nesta terça-feira (24), a partir das 16 horas, na Rua Antônio Augusto, esquina com Tenente Benévolo, o Caviver – Centro de aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer. A Organização Não Governamental (ONG) é destinada a diagnosticar, tratar e reabilitar crianças socialmente desfavorecidas que apresentem baixa visão e/ou risco de cegueira, que funcionará em janeiro de 2016.

        

A atuação do Caviver será pautada na perspectiva de que 75% da cegueira infantil existente no mundo são decorrentes de causa evitáveis; 15% são tratáveis e 30% podem ser prevenidas. Estes números são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta a Catarata Congênita, o Glaucoma e a Retinopatia da Prematuridade (ROP) como as principais causas da cegueira, que afeta 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo.

 

O Caviver conta com o patrocínio de três organizações alemãs – o BMZ (Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento), a CBM (Christoffel Blindenmission) e o Lions (Hilfswerk der Deutschen Lions). Essas instituições investiram cerca de R$ 2 milhões na aquisição e reforma do imóvel sede da ONG, bem como na compra dos equipamentos necessários ao seu funcionamento. Além disso, responderão por parte dos recursos necessários à manutenção e funcionamento da instituição pelos próximos dois anos. Já o projeto Casa da Criança aportou o equivalente a R$ 1,9 milhão, por meio de patrocinadores locais e nacionais, notadamente construtoras e fabricantes de materiais de construção, que doaram os materiais necessários à ambientação dos 32 espaços que integram os 538m2 de área construída do Centro.

 
Saiba mais

O Projeto Casa da Criança tem como principal objetivo atender crianças e adolescentes de baixa renda com acomodações dignas, instalações adequadas para a assistência nas áreas de educação, saúde, esportes e lazer.  Com o selo de qualificação OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o projeto atua desde 1999 na reforma de instituições que acolhem crianças e adolescentes desfavorecidos socialmente e de unidades de atendimento a criança com câncer ou crianças portadoras de necessidades especiais.

 

Presente em 15 estados e no Distrito Federal, o Casa da Criança tem como saldo 35 instituições beneficiadas; mais de 20 mil crianças e jovens atendidos; e mais de 1.000 construtoras; 30 mil empresas e 2 mil arquitetos, decoradores e artistas plásticos participantes do processo multiplicador das ações. No Ceará, foram quatro instituições atendidas: o Abrigo Tia Julia (2002); a Casa do Menino Jesus (2006), o Centro Pediátrico do Câncer Peter Pan (2010) e o Q´Alegria, no Instituto do Câncer do Ceará –ICC (2011), tendo na coordenação local os profissionais André Verçosa, Augusto Souza, Isabel Figueiredo, João Mendonça e Paulo Pepino. Já os patrocinadores locais e nacionais colaboraram para a construção da sede por meio de doações de equipamentos, materiais e serviço de mão-de-obra.

 

A sede do Caviver, localizada na Rua Antônio Augusto, 761, esquina com Tenente Benévolo (Meireles) conta com ação voluntária de 58 arquitetos que trabalharam na obra, além de contar com um corpo funcional formado por 15 profissionais médicos, anestesistas e integrantes de diversas áreas de apoio.


*Foto: Reprodução / Internet

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here