A doação, seja ela qual for, faz a diferença na vida de milhares de pessoas. Aproveitando que o próximo dia 25 é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, hemocentros do Estado estão com programação diverficada, para celebrar e homenagear cidadãos que doam sanguem e salvam vidas. A partir desta segunda-feira (23) até domingo (29), o Hemoce e o Fugisan promovem a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.


O Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, preparou uma programação cultural e diversificada para homenagear aos doadores e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue.  Este ano a campanha traz como tema “Doar sem olhar a quem – Um ato de amor”, com o objetivo de reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para ajudar e fazer o bem.


O Fujisan – Hemoterapia, Hematologia e Terapia Celular – realiza uma campanha que tem como objetivo destacar a necessidade da doação e garantir a saúde do estoque do banco. Com o lema: “O mundo precisa de gente que doa”, o hemocentro pretende chamar atenção da população não só para a doação de sangue, mas para a promoção da solidariedade. Quem quiser doar, a unidade fica aberta de segunda a sexta, das 7h30 às 18 horas, e aos sábados, das 7 às 14 horas.

Hemoce

A abertura da programação no Hemoce, nesta segunda-feira (23), marca a data que o hemocentro comemora 32 anos de atendimento à população cearense. Já no dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, as comemorações são intensificadas com muita alegria, show de mágica, e homenagens às pessoas que contribuem doando sangue, amor, tempo e solidariedade voluntariamente. Um dos homenageados será o doador com maior número de doações realizadas e o voluntário mais jovem, que apesar da pouca idade, reconhece a importância do gesto solidário.  Para animar ao público terá muita descontração com show de humor dos artistas: Madame Mastrogilda e Aurineide Camurupim.


Além do hemocentro coordenador (Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) foi preparada uma programação diversificada em todas as sedes de hemocentros regionais do estado (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte). A expectativa é que na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue sejam realizadas 3.000 doações em todo o Estado, pelo menos 1.800 em Fortaleza.


Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas no Hemoce e no Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF), – Rua Barão do Rio Branco 1816, Centro.

Fugisan

Para incentivar ainda mais as pessoas, a programação do hemocentro conta com a participação de grandes nomes da música nacional, como Dorgival Dantas, Mel Mattos e Batista lima, além de Deoclécio Castro, que completou o Ironman pela 2ª vez este ano e tem uma história de superação incentivada pela vontade de ajudar. Na ocasião, também haverá distribuição de brindes, serviço de massoterapia, cuidados de beleza, lanche diferenciado e uma homenagem para os doadores no dia 25 de novembro.


Segundo a diretora técnica do Fujisan, Claudia Fujita, é preciso que a população se conscientize cada vez mais da importância da doação de sangue para a preservação da vida. “O maior incentivo da doação é um coração solidário e consciente de que este simples gesto salva a vida de várias pessoas. O Fujisan está de braços abertos, venha doar sangue, venha salvar uma vida”, convocou.

O que é necessário para doar

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. ATENÇÃO: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)

Programação Fugisan

Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Data: de 23 a 27 de novembro

Local: Fujisan (Avenida Barão de Studart, 2626 – Joaquim Távora)


Dia 23

Dorgival Dantas

Horário: 13h


Dia 24

Deoclécio Castro – Iron Man

Horário: 13h


Dia 25

Mel Mattos

Homenagem para os doadores

Horário: a partir das 13h


Dia 26

Batista Lima

Horário: 8h


Dia 27

Encerramento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here