Com o objetivo de reforçar e referenciar os serviços do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove no próximo dia 30 de janeiro uma campanha em defesa das vítimas de crimes violentos. A data também marca o Dia Internacional da Não Violência, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, morto nesta data. O lançamento ocorrerá às 15h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com palestra da subsecretária de proteção às vitimas de violência do Distrito Federal, Valéria de Velasco.


Segundo a secretária da Sejus, Mariana Lobo, o CRAVV busca a consolidação dos direitos humanos, garantindo suporte psicológico, social e jurídico àqueles que sofrem danos causados pela violência. Ela explica que a proposta é amparar os parentes das vítimas a lidar com o trauma causado pela violência. “O CRAVV busca concentrar os esforços em um só local, evitando que a pessoa tenha que ir a diversas instituições e cada vez contar a história novamente, sofrendo mais. A proposta é ter um encontrar o lugar certo para assistência e amparo das vítimas e parentes”, afirma.

Sobre a campanha

A coordenadora do CRAVV, Regiane Colaço, a finalidade da campanha é que o Centro tenha sua ação referenciada por instituições que têm contato com essas vítimas. Ela destaca que é importante que os profissionais desses equipamentos conheçam e indiquem o CRAVV a pessoas que venham a precisar de atendimento.


Neste contexto, a campanha reforçará a atuação do CRAVV junto às instituições que direta ou indiretamente atendem vítimas de crimes violentos, tais como centros de referência, escolas, centros de mediação, entre outros. Esses espaços serão visitados e receberão material de divulgação, como cartazes e folders. A campanha abrangerá Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.

Saiba mais

O CRAVV faz atendimento a vítimas – e seus familiares – de crimes violentos, especificamente homicídio, latrocínio, lesão corporal grave, crimes sexuais ou tortura. Uma equipe multidisciplinar é composta por profissionais de Psicologia, Serviço Social e Direito, e presta atendimento especializado e gratuito, mediando o acesso a outras instituições e serviços públicos.


Os atendimentos do CRAVV são sigilosos e realizados de maneira individual e/ou familiar, no formato de triagem, acolhimento, orientação e atendimentos especializados, por uma equipe interdisciplinar. Paralelamente ao trabalho de atendimento às vítimas e/ou seus familiares, o Centro atua na prevenção da violência com a realização de palestras e oficinas socioeducativas.

   
Serviço

O CRAVV atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro funciona na sede da Sejus (R. Tenente Benévolo, 1055).

Informações: (85) 3101-8858 e 3101-5104 ou pelo email cravv@sejus.ce.gov.br


Com informações da assessoria de comunicação da Sejus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here