Em uma sociedade onde as desigualdades socioeconômicas são gritantes e doloridas, o bem-estar coletivo, muitas vezes, é defendido por ações pontuais de indivíduos que compreendem o impacto do protagonismo social. Em qualquer tempo da história é preciso alguém com um novo olhar para forçar mudanças.

Neste contexto, o investimento solidário na construção de um mundo mais digno mostra resultados importantes.

 

O movimento social Amigos em Ação conta com a valiosa colaboração de empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha, que arrecada alimentos não perecíveis e doa para entidades filantrópicas e comunidades carentes. Em 22 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou mais de 300 mil kg de alimentos não perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes.


Para ilustrar a dimensão da ação para o cotidiano das entidades beneficiadas, na Oficina do Senhor os alimentos doados pela campanha Amigos em Ação no ano de 2012 duraram oito meses, auxiliando na alimentação de cerca de 200 crianças atendidas pelo projeto. Na Santa Casa de Misericórdia, os alimentos doados duram cerca de quatro meses, já que na instituição são oferecidas em média 550 refeições por dia e atendidas 660 pessoas por mês.


Na edição 2013, a campanha encerrou com quase 31,7 toneladas de alimentos arrecadados e destinados a seis entidades: Lar Torres de Melo, Escola de Trabalho Oficina do Senhor, Casa da Caridade Dr. Adolpho Fritz, Lar Beneficente Clara de Assis, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e Casa Vida – Instituto do Câncer do Ceará.

Outros projetos

O projeto Amigos em Ação não se encerra ou se resume com a campanha. O montante arrecadado com o X Leilão de Obras de Arte será revertido para a manutenção ao longo do ano de 2014 de diversas ações promovidas. A principal delas é o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que desde 2004 atende crianças e adolescentes das comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz.


O programa criou há oito anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação (foto), composta na época por 45 instrumentistas com idade entre dez e quinze anos. Hoje, a Banda já possui mais dois núcleos nas comunidades de Patacas e Machuca, distritos do município de Aquiraz, atendidos por alunos multiplicadores, atingindo um total de 150 alunos. O Amigos em Ação apoia ainda o núcleo esportivo da comunidade de Vila Pagã dando assistência a 30 pequenos atletas de futebol de areia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here