Com a filosofia de que a solidariedade deve ser cultivada diariamente, a campanha Amigos em Ação, que une empresários e apoiadores desde 1992 em prol de entidades filantrópicas cearenses, chega à sua 23ª edição em 2014. O lançamento oficial da campanha acontece no dia 29 de outubro, às 11h, no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis, na Av. Senador Virgílio Távora, 150, Meireles.


O movimento conta com a colaboração de 1500 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Ano passado, a ação arrecadou


Nesta edição, cinco instituições serão beneficiadas com as doações: Casa de Nazaré, Instituto dos Cegos do Ceará, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Elas foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 40 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 49 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.

Educação e cidadania

Além disso, o movimento mantém desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou há nove anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta na época por 45 instrumentistas com idade entre dez e quinze anos. Hoje, a Banda possui mais dois núcleos nas comunidades de Patacas e Machuca, distritos do município de Aquiraz, atendidos por alunos multiplicadores, atingindo um total de 150 alunos.


O projeto Amigos em Ação apoia ainda a ginasta cearense, Vanessa Tavares, 14, que no Campeonato Brasileiro Juvenil de Ginástica Ritimica 2014 conquistou a classificação e o 4ª lugar no ranking geral da competição. “O apoio do Amigos em Ação é fundamental para darmos continuidade ao trabalho de alto nível que vem sendo desenvolvido com a Vanessa. Nossa retribuição ao projeto é por meio dos títulos que ela tem conquistado”, afirma a professora e treinadora da ginasta, Ester Vieira.    

Leilão

Como de costume, todos os anos, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano a obra tema “As Meninas” (foto) do artista plástico Maurício Cals ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha.


A obra “As Meninas”, assim como as outras 73 obras de arte doadas por 54 artistas, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas, fazem parte do tradicional Leilão de Obras de Artes, que está em sua décima primeira edição, e será realizado no dia 13 de dezembro. Toda renda arrecadada será revertida para os projetos do Amigos em Ação.


A obra tema e outras obras de arte serão expostas para visitação pública gratuita na VI Exposição de Obras de Arte Amigos em Ação que será realizada entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro, na galeria Casa D’Arte, Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota. Entre os artistas parceiros do projeto estão Francisco Bandeira, Silvano Tomáz, Maurício Cals, Ascal, Mano Alencar, Orlando Moura, Olímpio Fontenelle, entre outros.

Saiba mais

Nos seus 23 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 332 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2013 foram arrecadados 31,7 toneladas de alimentos, 5% a mais que a meta estabelecida para arrecadação. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar, mais uma vez, o alvo de 30 toneladas.


Com informações da assessoria de imprensa da campanha Amigos em Ação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here