No próximo domingo, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Com objetivo de conscientizar e prevenir casos de abuso, que podem se intensificar durante a Copa do Mundo, instituições da sociedade civil se reúnem numa grande caminhada. O ato será realizado na Av. Beira Mar, a partir das 9h, com o tema “Exploração Sexual Infantil – Jogue Contra – Disque 100”.


A caminhada sairá do Aterro da Praia de Iracema e seguirá até o Clube Náutico. A expectativa da organização é reunir mais de 1.000 pessoas, com cartazes e faixas de combate. No percurso, um flashmob (intervenção urbana com dança), a vacinação simbólica de crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual com uma gotinha de mel e esquetes teatrais sobre o assunto. A ideia é chamar a atenção de toda a sociedade para o problema.


O ato está sendo organizado pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), Jovens com uma Missão (Jocum Fortaleza), Diaconia – Actalliance e Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC).

Saiba mais

O evento do dia 18 de maio é uma ação para prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, na Copa do Mundo, período em que pela maior movimentação de turismo no País, a sensação de festa pelos jogos do Brasil e a concentração de pessoas em determinados pontos podem intensificar o problema.


É também uma data de mobilização e luta pela maior notificação dessa questão, pois no primeiro semestre de 2014 foram 51% a menos registros de violência contra crianças e adolescentes. O fato, para especialistas, não significa uma redução da violência, mas um aumento da subnotificação. “A subnotificação cria um ambiente de silêncio que torna muito favorável a continuação do crime. E o nosso desejo é que cada cidadão e cidadã de Fortaleza se sinta na responsabilidade de proteger nossas crianças e adolescentes de tal fenômeno, denunciando os casos”, ressalta Jailma Rodrigues, coordenadora em Fortaleza da Renas.


Com informações da assessoria de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here