A Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira, 04, uma cerimônia em celebração ao primeiro ano da Lei que instituiu o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia em Fortaleza. A ocasião marcará o reconhecimento da Lei 0479/2021, que firma a data de combate à Gordofobia no calendário comemorativo da cidade, tornando-se um marco significativo para o movimento Plus Size no Estado.

A modelo Jaqueline Queiroz é pioneira do Movimento plus size no Ceará (Foto: divulgação)

A idealizadora do Concurso Miss Plus Size, Jaqueline Queiroz (foto), pioneira do Movimento no Ceará, será homenageada na cerimônia, ao lado de outros apoiadores da causa, comemorando seus 12 anos de luta pelo segmento e o primeiro ano de vigência da Lei do Combate à Gordofobia. “Essa é uma grande oportunidade para destacar nossa luta constante e promover a conscientização sobre a importância de combater esse tipo de preconceito e de promover igualdade e inclusão”, diz.

A rotina de uma pessoa gorda no Brasil é frequentemente marcada por um ambiente hostil ao seu corpo, desde julgamentos pessoais, velados ou explícitos, até espaços físicos não adaptados. Segundo o Dr. Adriano Segal, Psiquiatra do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a gordofobia é um comportamento no qual pessoas julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo, funcionando como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única. A prática da gordofobia, apesar do termo ser recente, sempre existiu.

Preconceito

Uma pesquisa realizada pela Skol Diálogos em 2017 revelou que a gordofobia é uma forma de preconceito presente no dia a dia de 92% dos brasileiros, reforçada pela sociedade por meio de peças publicitárias, piadas preconceituosas e padrões de beleza rígidos impostos sobre o corpo. Os impactos negativos da gordofobia são expressivos, atingindo, inclusive, crianças e adolescentes que sofrem com ansiedade, baixa autoestima, estresse e outros problemas decorrentes do estigma social. A discriminação também afeta a saúde mental de adultos e prejudica seus relacionamentos, oportunidades de trabalho e até o simples ato de usufruir da cidade.

Além dos impactos sobre a saúde mental, a gordofobia também afeta o planejamento urbano e o acesso da pessoa gorda à cidade, com padrões construtivos que refletem discriminação e exclusão. Diante desse cenário, a militância pelo combate à gordofobia tem ganhado mais voz no mundo, com marcas e ativistas levantando a bandeira da luta contra o preconceito, incluindo modelos Plus Size em campanhas nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here