Ao longo de quatro meses, a BiciBiblioteca estará durante a semana em escolas públicas e, aos domingos, atenderá a população na Feira Livre

Já imaginou uma biblioteca sobre duas rodas? Em Pacajus, a partir deste domingo, uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante vai disponibilizar um acervo de 3.500 livros para crianças e jovens. É a BiciBiblioteca. Durante quatro meses, de dezembro de 2022 a março de 2023, ela estará na cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, estimulando a leitura de maneira lúdica e divertida.

A BiciBiblioteca vai incentivar crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um livro novo, aumentando a frequência de leitura da população. Durante a semana, ela estará em escolas, com a finalidade de aumentar o número de títulos lidos pelos alunos. Aos domingos, estará na Feira Livre, das 9h às 13h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta.

Quatro escolas de Pacajus vão receber a BibiBiblioteca: Escola Aracy Gonzaga da Silva, Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, Escola João Ronaldo Matias e Escola Edite Nogueira da Costa. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. Dessa forma, além de estimular a leitura, a BiciBiblioteca vai promover o intercâmbio cultural entre as escolas participantes.

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora.

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Sobre a FGM Produções – A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

Sobre a WestRock – A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br

SERVIÇO

BiciBiblioteca em Pacajus – Aos domingos, de dezembro/2022 a março/2023, das 9h às 13h, na Feira Livre (Praça Renato Pessoa de Aguiar, Centro). Aberta a toda a população.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Escola E.E.F Aracy Gonzaga da Silva (Rua Coronel Cícero Nogueira de Queiroz, 827 – Centro)

Escola E.E.F Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Rua Monte Mor, S/N – Cruz das Almas)

Escola João Ronaldo Matias (Rua Maria Idênia, 123 – Croatá II)

Escola E.E.F  Edite Nogueira da Costa (Rua Francisco Jardilino, 140 – Pajeú)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here