Em campanha criada pela Giusti Comunicação, com participação de influenciadores digitais, entidade chama a atenção para a importância de aproveitar a festa sem pressa

Depois de dois anos de comemorações interrompidas pela pandemia de Covid-19, chegou o carnaval mais esperado de todos os tempos. Para celebrar esse momento com responsabilidade, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE está trabalhando em diversas ações para a conscientização sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Em campanha assinada pela Giusti Comunicação, a entidade, juntamente com os influenciadores Priscilla Castello Branco e Léo Filomeno, invadiu o Bloco Zica para dar o recado à população sobre a importância de “Beber com Demoração”, frase mote da campanha de carnaval da associação neste ano.

A iniciativa ocorreu no último sábado, 11, quando a ABRABE esteve presente nas comemorações reforçando a mensagem sobre responsabilidade ao beber. A ativação contou com a distribuição de adesivos com frases incentivando o consumo devagar, além da presença de Priscilla e Filomeno que lembraram os foliões de seguirem algumas dicas para um carnaval mais responsável, como beber água, alimentar-se, conhecer a bebida que está consumindo e beber mais lentamente.

 

Levando a conscientização para o universo online

 

Além da ação in loco, no pré-carnaval de São Paulo, a estratégia de comunicação desenvolvida pela agência traz também dois filmes principais (confira aqui e aqui), além de diversas peças de social media para a plataforma SEM EXCESSO, página da ABRABE no Instagram e Facebook que trabalha com pautas de conscientização com relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

 

Com isso, nas redes sociais, os vídeos, conteúdos em Reels e peças estáticas apresentam momentos do dia a dia em que as pessoas aceleram e não aproveitam o momento da forma como poderiam, como áudios e vídeos, dentre outros. Assim como nessas ocasiões, a campanha destaca a importância de beber devagar para ter boas experiências também durante o carnaval. Além disso, a entidade ganhou um parceiro na propagação da mensagem, com spots que estão sendo veiculados na Rádio Capital.

 

“O insight para essa campanha foi o comportamento ‘2x’, ou seja, a forma como hoje as pessoas aceleram áudios, vídeos e até a própria vida para dar conta de tudo. Mas com a bebida não deve ser assim. Então, o nosso time de Criação usou este contraponto para reforçar o “Beba com Demoração”, explica Daniela Dahrouge, diretora de criação da Giusti Comunicação.

 

‘Beba com demoração’

 

A campanha de carnaval da ABRABE em 2023 foi desenvolvida a partir de mensagens-chave do consumo responsável comuns entre os players do setor de bebidas alcoólicas de todas as categorias. Eles concordam de que a forma como a bebida é consumida garante um melhor comportamento de consumo e aproveitamento das festas, como o Carnaval. Deste modo, surgiu o “Beba com demoração”, que brinca com a já conhecida frase “Beba com moderação”.

 

“As diversas categorias nos ensinam que existe um jeito certo de se beber, e esse jeito é devagar. É nosso papel informar as pessoas sobre o que descobrimos: todos precisam ‘beber com demoração’. Pois saber como usar um produto também é questão de responsabilidade e, durante o carnaval, tempo de folia e comemorações, as pessoas precisam saber como consumir as bebidas alcoólicas para terem bons momentos e agradáveis recordações”, comenta Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.

 

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que, juntas, representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado. Os principais temas de sua pauta são: consumo responsável, crescimento e excelência regulatória do setor, combate ao mercado ilegal e o vidro.

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