Noventa e seis anos de vida saudável, mamãe, driblando as borrascas sobranceiramente e sabendo vivenciar os tempos de calmaria, como que se preparando para novos embates a fim de não soçobrar o barco que, há anos após a saída do papai para o plano espiritual, passou literalmente para as suas mãos com a colaboração de seus catorze grumetes, de vez que dois já abandonaram  a viagem terrena.


Muita história para contar, mamãe. Muitos exemplos a serem seguidos pelos 152 descendentes, incluindo genros, noras, esposos e esposas de seus netos. Logo mais, serão 155, pois três netas darão a luz nos meses seguintes. Como a senhora fica orgulhosa quando se anuncia a vinda de um descendente.


A sua última gestação, mamãe, nós sempre dizemos que foi aos 93 anos quando nasceu um rebento diferente: a Associação Casa de Afonso e Maria numa época em que o papai já tinha batido asas e voado. Sempre que estamos organizando as demandas dessa menina caçula e corajosa que completará três anos exatamente no dia do seu aniversário ou quando voltamos lá do Bairro Vicente Pinzon, cheios de novidades, a senhora ouve com muito carinho e emite suas sábias opiniões que muitos nos servem de guia.




Se a senhora observa que estamos apreensivos ou ansiosos ou apressados pelos resultados, empertiga-se e nos olha com lucidez e segurança, dizendo calmamente: – Avante, meus filhos. Roma não se fez num dia.




Sim. Afonso e Maria, a senhora e o papai, nos criaram com exemplos sólidos do seu dia-a-dia  e com a força dos adágios que nos transmitiam homeopaticamente, alguns aparentemente simplistas, mas que vem pautando a vida de todos nós.


Já estamos nos preparando para a delícia desse encontro com a vinda de todos os irmãos e sobrinhos que virão de diversos lugares do Brasil e do exterior. O melhor do seu aniversário é no dia seguinte, mamãe,  em que  conversamos horas e horas , sempre voltando à infância, às nossas brincadeiras de roda, de João Galamarte, de trisca, de boi de cheirar, de doninho de calçada, de macaca, de nomes que vão deixar vocês curiosos, pois  eram títulos dados por nós mesmos, fazia parte de nosso dicionário particular.


Que Deus a conserve sempre lúcida e cada vez mais doce e amorosa.

* Gilmaíse Mendes é juíza, integrante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e fundadora, com os irmãos da Associação Casa de Afonso e Maria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here