No livro, A Pobreza das Nações, o autor Robert Viegas analisa o Brasil e expõe  as causas que  levaram o país a categoria de nação subdesenvolvida e de terceiro mundo



Foto: Divulgação / Assessoria


Por Márcia Rios


“Acredito firmemente que nenhuma pessoa, grupo social, instituição, corporação, empresa ou país de qualquer continente é pobre por acaso. A pobreza de qualquer país tem como base uma série de regras e atitudes erradas que foram realizadas ao longo da sua história”, fala o autor Robert Viegas em seu mais novo lançamento, o livro: A Pobreza das Nações.


No livro, ele analisa o Brasil mostrando as causas que o levaram a ser um país pobre que recebeu os títulos de terceiro mundo e subdesenvolvido. A Agência da Boa Notícia conversou com o autor, professor e inventor autodidata Robert Viegas. Acompanhe na entrevista.

(Agência da Boa Notícia) Qual a importância da física para o mundo e o que ela representa para a sociedade?

Robert Viegas – A física é a base de todo o conhecimento científico existente na sociedade humana. Suas teorias são as das ciências exatas, principalmente as engenharias. Desde a invenção da roda, que se vê a importância da física para a humanidade. Como o homem faria veículos de guerra ou de uso civil? as construções de prédios, automóveis, navios e naves espaciais sem a física? Como calcular a menor velocidade que uma nave espacial deve ter para ir ao espaço sem os cálculos físicos? Aparelhos elétricos e eletrônicos poderiam serem feitos sem os semi condutores tipo diodos e transistores? A física é a ciência básica e geradora de tudo isto. Por isso sua importância é fabulosa para o progresso da humanidade.

(ABN) Qual a relação que há (ou não há) entre a física e a economia/política?

Principalmente a partir da revolução industrial, surgida com os grandes progressos da física, todo o modo de vida do homem se modificou, tornando-o um urbano. A revolução industrial modificou, ampliou e melhorou sensivelmente a economia das nações, principalmente as nações ricas. Já a política atual está diretamente ligada à economia e também ao desenvolvimento da física, principalmente nos países ricos, para melhorar todo o processo industrial daqueles países.

(ABN) Sobre o livro “ A Pobreza das Nações” , como surgiu o interesse de escrever sobre economia?

Durante anos debato sobre a relação entre a economia e a evolução das ciências nas sociedades desenvolvidas. Passei então a me questionar: Como a sociedade humana e principalmente os impérios,os reinados e as nações burguesas seriam as mais ricas e poderosas do mundo sem uma economia forte baseada em uma grandiosa evolução da física e das outras ciências? Então, resolvi escrever o livro A Pobreza das Nações, tendo o título oposto ao livro de Adam Smith escrito pouco antes da Revolução Industrial: A Riqueza das Nações.

(ABN) Quanto tempo levou do início a finalização do livro?

Como não escrevi apenas este livro, foram dois outros também no mesmo período, devo ter levado cerca de 2 anos para escrevê-lo.

(ABN) O título faz uma alusão à obra “A Riqueza das Nações” de Adam Smith. Qual a intenção do contraste de títulos?

Mostrar as nações pobres do mundo que é essencial e necessário que elas mudem já, adaptando-se as novas tecnologias a nível mundial. Principalmente os países como o Brasil, o México e a Argentina, que possuem ampla capacidade de mudança. Essas nações devem buscar a modernização melhorando a educação, as pesquisas e criando indústrias de bens de consumo e tecnologias de ponta.

Serviço

Lançamento do Livro A Pobreza das Nações – por Robert Viegas

Dia: 29/10/2016  às 18h

(Av. Washington Soares, 909 – Loja 77 – Salinas Casa Shopping)


Com informações da Assessoria do Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here