Em dois volumes, numa caprichada edição, o Atlas Linguístico do Estado do Ceará traz um mapeamento das diversas formas de falar do cearense, resultado de pesquisa que levou 17 anos para ser concluída. As informações são valiosas para subsidiar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos. A ideia de elaboração do Atlas surgiu ainda nos anos 1970, dentro do Núcleo de Pesquisa e Especialização em Linguística, do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Nele estão registros que difereciam os falares de homens e mulheres, de escolarizados e não-escolarizados. É o sétimo do Brasil, depois dos produzidos na Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul. Sob coordenação do Prof. José Rogério Fontenelle Bessa, a equipe que liderou as pesquisas do Atlas é formada por alguns dos mais importantes estudiosos da área, como José Alves Fernandes, José Pinheiro de Souza, Alexandre Caskey, Hamilton Cavalcante de Andrade, Mário Roberto Zagari, Ignácio Ribeiro P. Montenegro e José Carlos Gonçalves.


A obra é uma publicação das Edições UFC, com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará. A etapa final da edição do Atlas teve acompanhamento da Academia Cearense de Língua Portuguesa (ACLP) e Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Atlas Linguístico do Estado do Ceará

Autor: José Rogério Fontenelle Bessa e outros

Páginas: 256 (volume 1) e 352 (volume 2)

R$ 60,00 (os dois volumes)

Editora: Edições UFC/Secult

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here