Atividades artísticas são uma ótima maneira de estimular a criatividade e a expressão emocional em pessoas autistas, pois ajudam a desenvolver a integração sensorial, a percepção de texturas, sons, cores e movimentos. Essas iniciativas podem ser realizadas com areia, água, massinhas de modelar, entre outros materiais.

Sabendo da importância desses estímulos para o indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA), a Associação Fortaleza Azul (FAZ), em parceria com a Clínica Ser Bem, promoverá a “Oficina da Criatividade – Construção de recursos de ensino”. O encontro irá acontecer no dia 02 de setembro, a partir das 8h30, na sede da FAZ, localizada na Rua Elizeu Oria, 970, Sapiranga, próximo ao Via Sul Shopping.

As inscrições poderão ser feitas até dia 30 de agosto, com um valor popular de R$30,00, que dá direito a kit criatividade e coffee break. A proposta da ação é ensinar a utilizar a criatividade como instrumento de ensino e elaboração de recursos que auxiliam na estimulação do aprendiz. O conteúdo da Oficina é composto por dinâmica de integração, o que é criatividade, possibilidades de recursos, variação dos recursos nos programas de ensino e hora de criar.

O que é o Autismo?
Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento. Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes. Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento.

Sinais do Autismo

Alguns desses dos sinais a seguir podem ser percebidos antes dos três anos. A família deve estar atenta e procurar um especialista para avaliação se a criança emite poucos sons; não responde quando chamado; não interage com outras  crianças;  apresenta movimentos repetitivos; não parece gostar de carinho; é extremamente quieto ou extremamente agitado; não mantem contato visual efetivo e não brinca de faz de conta.

Clique aqui para saber mais sobre o TEA

Sobre a FAZ

Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Mais informações: (85) 98186-4552.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here