Nesta segunda-feira (12) iniciou a programação do “Jogando com Valores”, evento promovido pela Associação Estação da Luz que tem o objetivo de fomentar o fair play (jogo limpo) e trabalhar valores como honestidade, disciplina, respeito e cidadania.

Com uma programação de 12 a 17 de julho, a edição acontece pela terceira vez e envolve torneio de Futebol e Basquete com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Segundo o Professor de Educação Física da Associação, Edilson Filho, o evento tem o intuito de socializar. “Eles colocam em prática o que aprendem, interagem uns com os outros, se divertem, brincam, então, o principal intuito do jogando com valores é esse de socializar e aproveitar a semana, que é a semana de jogos”, conta.

“A gente ensina para eles que acima de ganhar, lógico, ninguém gosta de perder. Mas o perder faz parte. Se eu não ganhar, eu tento melhorar na próxima ou eu vejo o que o outro time fez melhor que o meu, para poder melhorar também e parabenizo por conseguir ganhar. A gente não faz competição, o intuito principal é a cooperação. Pois eles são unidos, amigos, são colegas que se conhecem. Então eles têm que pensar nisso também, na cooperação dentro da competição”, afirma o professor.

(Imagem: Bianca Alves)
(Imagem: Bianca Alves)

A assistente social e técnica de referência de futebol, Bianca Alves compartilha a importância de um evento como esse para as crianças. “É uma competição que eles aguardam o ano inteiro, a gente não tem esse caráter competitivo no projeto, é educacional, porém, os jogos têm esse olhar da cooperação entre eles, a gente vê muitas atitudes de uns ajudando os outros. A gente tem também a premiação do atleta que realmente  tem esse espírito esportivo aflorado, tem esse cuidado, respeito. Então assim, eles esperam ansiosos esse momento durante o ano todo do projeto”.

“Além das atividades deles estarem juntos, a gente trabalha muito com valores, então é um momento para entender sobre a cooperação, respeito e para trabalhar a verdade. Já teve alguns casos de um falar que pegou a mão na bola e aí o professor perceber que, realmente, eles estão trabalhando com a verdade. Então, eles colocam em prática tudo que vivem nos treinos e, principalmente, em relação aos valores”, acrescenta Luiza Teixeira, psicóloga da Associação Estação da Luz.

(Imagem: Bianca Alves)
(Imagem: Bianca Alves)

Sobre o resultado, Edilson destaca “É um evento que dá trabalho para fazer, mas é satisfatório porque a gente vê a alegria deles, o entusiasmo, a gente sabe que muitos nem dormem à noite, nervosos, eles falam com a gente no WhatsApp, a gente vê no olhar deles que para eles é muito importante. Eles são uma escola para a gente. Todo dia a gente aprende uma coisa nova com eles. Então, esse entusiasmo, essa alegria, essa socialização deles, dos pais e de todo mundo, faz tudo valer a pena e faz com que a gente queira fazer todos os anos”.

“É um evento muito engrandecedor para a sociedade, não somente para nossa comunidade, mas consequentemente para nossa sociedade, porque nós estamos formando cidadãos, no futuro do nosso país”, afirma Eliana Barbosa, coordenadora de excelência humana.

Os torneios seguem até sábado que será a entrega das medalhas e encerramento do evento.

(Imagem: Bianca Alves)
(Imagem: Bianca Alves)

Serviço

III Jogando com Valores:
12/07 – Abertura do III Jogando com Valores do Projeto Vida e Esporte – Futebol
15/07 – Abertura do III Jogando com Valores do Projeto Vida e Esporte – Basquete
17/07 – Encerramento geral do evento

 

Associação Estação da Luz

A Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, sediada em Eusébio-CE, com atuação local e nacional, criada por um grupo de voluntários que assumiu a missão de desenvolver Projetos Sociais nos segmentos de Educação, Cultura e Esporte.

A Instituição tem como missão o fortalecimento de uma cultura de paz, fraternidade e solidariedade, através do resgate dos valores humanos, por meio da Educação em Valores Humanos (EVH), com os seguintes valores universais: Amor, Paz, Não – Violência, Retidão e Verdade, e seu objetivo principal é oferecer oportunidade de desenvolvimento humano a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade de Eusébio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here