O Brasil confirmou três vagas nas finais masculinas da ginástica artísticas das Olimpíadas de Tóquio. Ao fim das classificatórias deste sábado, Arthur Zanetti terminou na quinta posição das argolas e vai brigar por uma inédita terceira medalha olímpica no aparelho.
O ginasta brasileiro é um dos preferidos na torcida da Associação Estação da Luz que possui o projeto “Vida e Esporte – Ginástica Rítmica”, que oferece aulas de ginástica rítmica visando a inclusão social e o desenvolvimento humano através do esporte. O projeto recebeu a visita de Arthur Zanetti em 2018, através de um convite do Beach Park. O atleta compartilhou com as crianças e adolescentes do projeto um pouco do início da carreira, a importância do esporte na vida, na família, a dedicação aos treinos, além das vitórias nas disputas nacionais e internacionais. As ginastas declaram torcida à Zanetti que é inspiração para milhões de brasileiros.
Maria Sofia Sobral, 12 anos, pratica ginástica rítmica há três anos. “Não conheci o Arthur na época, mas assisto competições que ele participou, ele é uma inspiração não só para mim, mas para todas as meninas que têm o sonho de competir um dia. Espero do fundo do meu coração que ele consiga trazer alguma medalha para o nosso país. Sei que ele é capaz, vai conseguir e só em estar na final já nos traz muito orgulho”, conta Sofia.
Já Maria Isabel Silva, 13 anos, conheceu Arthur Zanetti na visita à Associação Estação da Luz e compartilha a experiência. “Adorei conhecer um atleta tão amado e admirado como ele. Foi uma experiência inspiradora, me senti honrada em ter essa oportunidade e estou feliz com sua participação nas Olimpíadas. Torço muito por ele porque ele é um atleta que faz manobras muito bem e uma excelente ginasta”, comenta.
“Faço Ginástica Rítmica desde os 9 anos de idade, quando conheci a modalidade me identifiquei, achei muito lindo, por isso até hoje participo e tenho muito orgulho em ser ginasta. o Arthur é uma inspiração”, conta Isabel.
Para Karine Cordeiro, coordenadora social da Estação da Luz, o projeto ter recebido a visita do atleta foi uma satisfação. “Essa oportunidade que nos foi dada pelo Beach Park, sem dúvidas, marcou a nossa história. Quando teríamos a honra de ver e até bate-papo com um medalhista olímpico, ainda mais quando se trata de seu ídolo? Ainda hoje percebemos uma satisfação imensa das nossas alunas do Projeto Vida e Esporte – Ginástica Rítmica, quando relatam com muita emoção essa experiência”, comenta.
“O Arthur conduziu um bate-papo descontraído, falando sobre sua trajetória e seus maiores desafios, enfatizando sempre o poder transformador do esporte. Ver os olhinhos das nossas meninas brilhando por entender que vale a pena acreditar em seus sonhos, foi revigorante”, afirma Karine.
A Coordenadora Social afirma a torcida. “Sem dúvidas nós queremos que ele conquiste a medalha olímpica, mas nossa maior expectativa é que ele continue inspirando e motivando pessoas, como as nossas meninas que sonham em ser ginastas e acham esse sonho muito distante das suas realidades. Nós sabemos que a história de luta e superação dos nossos atletas olímpicos, deixa acesa a chama da esperança de cada um dos nossos beneficiários”.
Confira a programação Ginástica Artística:
Domingo (1/8)
5h – Solo Masculino
5h45 – Salto Feminino com Rebeca Andrade – exibição na Rede Globo
6h44 – Cavalo com Alças Masculino
7h27 – Barras Assimétricas Feminino
Segunda (2/8)
5h – Argolas Masculino com Arthur Zanetti
5h45 – Solo Feminino com Rebeca Andrade
6h54 – Salto Masculino com Caio Souza
Terça (3/8)
5h – Barras paralelas Masculina
5h48 – Trave Feminina com Flávia Saraiva
6h37 – Barra fixa Masculina