Em parceria com a Existir – Associação Inclusiva de Fortaleza, o Shopping Benfica promove uma série de atividades gratuitas para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta sexta-feira, 21 de março, das 15h às 19h.  Estão programadas exposição de material informativo, mostra de trabalhos feitos por pessoas com a síndrome e orientações ao público. Especialistas e pais que conhecem os diversos aspectos da síndrome estarão no shopping para dar esclarecimentos ao público. As pessoas com Síndrome de Down terão cortesia em todas as sessões dos Cinemas Benfica, nesta sexta-feira.

 

A Existir – Associação Inclusiva de Fortaleza foi criada em 2001, por iniciativa de um grupo de pais de crianças com Síndrome de Down. A entidade desenvolve um trabalho diferenciado, que privilegia grupos de crianças, com a idade a partir de dois anos. No evento desta sexta-feira, o método de ensino aplicado as crianças será demonstrado.


O evento será uma oportunidade para esclarecer equívocos e dúvidas sobre a Síndrome de Down, alteração genética que faz com que as células do bebê apresentem três cromossomos 21, em vez de dois. Com isso, a criança sofre atraso em seu desenvolvimento cognitivo e apresenta aspectos físicos marcantes, sendo os olhos oblíquos, o mais característico. O acompanhamento adequado de pais, professores e especialistas pode ajudar a criança com Down a se desenvolver, rompendo limites, e a atuar na sociedade, mostrando suas capacidades e aptidões.

 

Os organizadores do evento informam ainda que a Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre, em média, de 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna. É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%). No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE, realizadas no Censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

Saiba mais


Decretado em 2006 pela Down Syndrome Internacional (DSI), ONG que reúne entidades ligadas à Síndrome de Down em todo o mundo, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem como data (21/3), ou 3/21 na grafia americana, em referência aos 3 cromossomos número 21 que caracterizam a Síndrome de Down e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.


Mais informações: Shopping Benfica – (fone: 85 3243 1000)

*Com informações da assessoria de imprensa do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here