Cerca de 200 crianças serão beneficiadas pelo projeto Sorriso de Criança

Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado nacionalmente no dia 12 de outubro, a Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará promove uma ação de responsabilidade social com cerca de 200 crianças amparadas pelas entidades Casa Ronaldo Pereira, da Comunidade Católica Shalom, e Instituto Casa de Gui.

Intitulado Sorriso de Criança, o projeto realiza os atendimentos neste fim de semana, nos dias 8 e 9 de outubro, na sede da Associação Brasileira de Odontologia, na Rua Gonçalves Ledo, nº 1630, bairro Joaquim Távora.

Ao todo, mais de 120 profissionais, entre dentistas, estudantes de odontologia e outros colaboradores, participam da iniciativa. São atendidas crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, que participam de atividades voltadas para educação, prevenção e intervenções de urgência clínica que necessitem no dia do atendimento.

Segundo a responsável pelo projeto, a dentista Daiz Nunes, o intuito da ação é fazer um movimento diferente da odontologia comum, mais voltada para uma medida preventiva. “Nosso objetivo é fazer mais do que uma escovação e flúor. Queremos informar a população que não tem acesso ao SUS ou outros programas, sobre os benefícios de uma boa alimentação e como ela ajuda na saúde oral”, pontua.

A profissional também afirma que o projeto escolheu essa faixa etária por ser a fase intermediária entre a infância e adolescência. “No dia da ação, faremos a triagem das crianças, separar as que estão com algum processo infeccioso, como a cárie, fazer o atendimento emergencial e algumas restaurações. As crianças que não apresentarem sinais de alguma doença vão passar pelo processo de prevenção e receber o flúor”, explica.

Além disso, faz parte do movimento realizar um levantamento epidemiológico de saúde oral das crianças, para que se torne um documento de instrumento público participativo para melhorias no atendimento odontológico dessa faixa etária no município de Fortaleza. Para materializar o projeto, o estudo identifica itens como índices de cárie e de dentes perdidos, más oclusões, mau posicionamento dentário, entre outros.

“É preciso instruir os pais, responsáveis e crianças que o dente não serve apenas para sorrir e que existe uma função principal, que é de nutrir o corpo. O aparelho digestivo inicia na boca e, para a criança que não tem todos os dentes, a possibilidade de não ter um bom desenvolvimento para a vida adulta é menor”, finaliza.

Serviço: Ação social Sorriso de Criança. Organização da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará (ABO-CE). Dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo), a partir das 8h, na Rua Gonçalves Ledo, nº 1630.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here