O 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, com o tema “O Jornalista, o Jornalismo e a Democracia”, acontecerá de 2 a 6 de abril em Maceió (AL). Para discutir as teses-guias da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e eleger os seis delegados que representarão o Ceará no encontro, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convoca a categoria para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 15 de março (sábado), às 10 horas, na sede da entidade (Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres)


Podem candidatar-se associados em dia com suas obrigações sindicais e estudantes pré-sindicalizados. São cinco vagas para delegado jornalista e uma para estudante. O Sindjorce arcará com as despesas de inscrição da delegação eleita ao Congresso, ficando as passagens a cargo de cada delegado.


A diretoria do Sindjorce informa em relação às teses-guia, que os sindicatos poderão emendá-las ou propor suas substituições com teses aditivas, supressivas ou substitutivas, bem como apresentar novas teses (avulsas) que não estejam contempladas nos textos elaborados pela Fenaj. Todas, porém, deverão passar por prévia deliberação de Congressos, Encontros ou assembleias da categoria. Não serão aceitas teses individuais de delegados ou observadores.


Congresso


A abertura oficial do  36º Congresso Nacional dos Jornalistas será no dia 2 de abril, às 20h30, com a conferência sobre o tema central. Antes da solenidade, durante o dia, acontecem o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e reunião ampliada da Comissão da Verdade instituída pela FENAJ com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos.


Fazem parte da programação do Congresso seis painéis sobre os seguintes temas: “O futuro do passado do jornalismo”, “A crise do mau jornalismo”, “Jornalismo novo ou novas plataformas”, “Defesa do trabalho, defesa da democracia”, “Regular para democratizar” e “O jornalismo e a democracia contemporânea”.


Também haverá quatro Rodas de Conversa, abordando temas como: Ética jornalística e democracia; O poder feminino nas redações; Novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo; e Jornalismo investigativo – ferramentas e conflitos éticos na apuração.


As oficinas, num total de seis, tratarão de assuntos como: Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia; Apuração e texto final no webjornalismo; Os limites da lei na cobertura eleitoral; Jornalismo no rádio; Assessoria de imprensa e redes sociais; e Jornalismo esportivo – a logística de um repórter na Copa do Mundo.


Já estão confirmados para o evento o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, do sociólogo francês Dominique Wolton, do jornalista Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, dos professores e jornalistas Eduardo Meditsch, da UFSC, Juremir Machado, da PUC/RS, Fábio Fernandes e Pollyana Ferrari (da PUC/SP e ECA/USP, respectivamente, e do experiente repórter fotográfico Juca Varela.


Com informações do Sindjorce – www.sindjorce.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here