Hábitos simples e sentimento de pertencimento fazem parte do dia a dia dos moradores do bairro Vicente Pinzon. A comunidade é hospitaleira e abriga em seu território feiras, restaurantes, bares e botecos. A história do bairro é contada a partir desse colorido e mistura de temperos. Em cada esquina, vários personagens enriquecem a narrativa do lugar.


Entre esses personagens ilustres está um homem que fez o seu negócio crescer após conhecer o seu grande amor no alto do morro. Trata-se de Gelson Gonçalves de Freitas, de 58 anos, morador do bairro Vicente Pinzon há 12 anos. Quando trabalhava como garçom, Gelson caminhava diariamente da Varjota, onde morava anteriormente, para o seu antigo ofício, no Vicente Pinzon. No bairro, apaixonou-se por sua atual esposa, Solange de Freitas, moradora do Vicente Pinzon há 30 anos. Atualmente, os dois são donos de um dos restaurantes mais conhecidos e disputados da região: o “Ponto da Muqueca”. “Tenho orgulho de dizer que sou do Vicente Pinzon e do grande Mucuripe. Sinto que sou parte dessa história que já tem nos dado tantas alegrias”, declara Gelson, com sua simpatia que conquista.


Quando perguntado, o dono do “Ponto da Muqueca” comenta o motivo de tanta fama dos seus pratos. “Acho que temos de fazer tudo com muito amor e prazer. Foi o amor que me trouxe até aqui – desde que conheci minha esposa, formei minha família e ganhei amigos – e é com ele que vou seguir. Todos perguntam, por exemplo, qual é o segredo para uma moqueca tão comentada. E digo: ‘nosso tempero aqui é o amor’. Isso é o que faz nosso prato ser tão especial”, comentou entusiasmado.


No alto do morro, o restaurante do ex-garçom Gelson de Freitas oferece uma linda vista de um bairro alegre e arejado pelos ventos que sopram ao mar. E como se não bastassem esses atrativos naturais, ainda há o cheiro e o sabor dos quitutes feitos pela equipe de Gelson. “Trabalham comigo 16 funcionários, todos moradores do bairro. São pais, mães, estudantes, além da minha própria família envolvida, que sustentam suas famílias, através de um sonho que é compartilhado”, finaliza.

Feiras populares

Andando um pouco mais pelas ruas do bairro, pode-se avistar uma boa feira acontecendo – dessas com frutas e verduras frescas, plantas (ornamentais ou medicinais), temperos, brinquedos artesanais, tudo junto em um mesmo local. A popularidade das feiras é tão grande que na região há, pelo menos, uma por dia.


Foi em uma delas, na Avenida dos Jangadeiros, no Castelo Encantado, que um simpático feirante resolveu se instalar naquele dia. Antônio Félix, de 60 anos, ou “Louro”, como é popularmente conhecido, é um dos cerca de 20 feirantes que vendem suas mercadorias na feira do Castelo Encantado. Ele, que chama a atenção por suas muitas histórias e espontaneidade, já trabalha no ramo há 13 anos. “Acordo todos os dias com toda a disposição para por minha barraquinha nos principais pontos do meu bairro. Não há nada melhor do que esse chão e esse vento daqui”, declamou o feirante.

Sabores

Muitos são os estabelecimentos especializados em frutos do mar, na região conhecida popularmente como “Grande Mucuripe”. Porém, um dos lugares mais frequentados e comentados é, certamente, o restaurante “La Villany”. Extensão da residência da dona Maria Vilani Rodrigues, 60 anos, a cozinha foge muito ao circuito turístico gastronômico de Fortaleza, mas é muito apreciada pelos clientes.


A casa discreta, por trás da Via Expressa, convida a entrar pelo cheiro. O La Villany é um ambiente simples e aconchegante, a comida é farta e deliciosa, sendo apreciada por anônimos e artistas como Wagner Moura, Gal Costa, Ney Latorraca, Paula Burlamaqui, Marcelo Rosenbaum, entre outros. “Saber que meu restaurante está sendo tão comentando dá ainda mais responsabilidades para que esteja sempre à altura do nosso cliente. Sinto-me bem porque estou em minha casa, no meu bairro e com as minhas pessoas. Gosto de onde moro e sou feliz aqui. Não nasci, mas moro no Mucuripe há 44 anos exatamente no mesmo lugar. Formei minha família, criei meu filho, e é a moradia do meu neto”, ressaltou a dona do restaurante.

Serviço

Ponto da Muqueca

Local: Rua Pescador Chico Bindá, 223 – Vicente Pinzon (Próximo ao Mirante)

Horário de funcionamento:

Terça a sexta, das 11h às14:00 / 18h às 23h

Sábados e domingos, das 11h às 23h

Telefone: (85) 3263 – 3867 (aceitam encomendas e entregas)


La Villany

Local: Rua Olga Barroso, 331 (próximo a Igreja Nossa Senhora da Saúde)

Horário de funcionamento:

Terça a sexta, das 11h às15:00

Sábado, das 11h às 22h

Domingo, das 11h às 17h

Telefone: (85) 3263-5056 (aceitam encomendas)


Feiras populares

*Santa Teresinha

Dia: terças e domingos (das 6h às 13h)                                           

Local: avenida Dolor Barreira, S/N (entre as ruas Veneza e Álvaro Costa)


*Bairro do Mucuripe

Dia: quinta-feira (das 6h às 13h)

Local: rua Senador Machado, S/N (na Praça da Igreja Nossa Senhora da Saúde)


*Castelo Encantado

Dia: segunda-feira e quarta-feira  (das 6h às 13h)

Local: avenida Dos Jangadeiros, S/N (entre as ruas Francisco Alves Pereira e São Bernardo do Campo)


*Praia do Futuro

Dia: segunda-feira (das 6h às 13h

Local: Rua Edmundo Falcão, S/N (esquina com a Rua Ipaumirim)


Dia: sábado (das 6h às 13h)

Local: ruas Murilo da Silveira e Pintor Antônio Bandeira, S/N (Esquina com a Av. Dioguinho)

 

Fonte: O Pacto por um Ceará Pacífico apresentou, no último sábado (5), as principais ações desenvolvidas no território do Vicente Pinzon, em atividade no Mirante, tradicional ponto de encontro do bairro. A Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado vem publicando série especial que enfoca diversas facetas da região.

*Foto: Marcos Studart / Governo do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here